Um dos maiores preparadores físicos para MMA, Rafael Alejarra produziu um artigo especial. Conhecendo de perto a rotina dos atletas, Alejarra escreveu sobre a Dor Muscular Tardia (DMT). Você pode não saber o que é, mas, se treina regularmente, com certeza já sofreu com ela. “Depois de um tempo sem treinos, depois de um exercício exaustivo ou de uma atividade física que não esteja acostumado, pode aparecer aquela dor que geralmente é considerada normal. Mas não é. Dor nunca é normal”, escreveu o especialista, no artigo exclusivo que você confere.
É bem comum atletas reclamarem de dores musculares após ou até mesmo antes de alguns treinamentos. Mas, o que causa essas dores? Pode ser eles físicos ou técnicos, vamos abordar esse tema num pequeno artigo sobre Dor Muscular Tardia (DMT).
Depois de um tempo sem treinos, depois de um exercício exaustivo ou de uma atividade física que não esteja acostumado, pode aparecer aquela dor que geralmente é considerada normal. Mas não é. Dor nunca é normal! A essa dor, damos o nome de Dor Muscular Tardia (DMT).
Ela é decorrente de microlesões musculares que podem ocorrer tanto após exercícios de contração muscular quanto alongamento. Os exercícios que provocam a DMT são os excêntricos e aqueles que provocam sobrecarga mecânica. Dizer que a DMT está relacionada ao acúmulo de ácido lático não tem fundamento.
A DMT também não está relacionada à fadiga. Ela aparece após algumas horas e tem maior intensidade entre 24 e 48 horas após a atividade física. Durante esse período, o músculo sofre perda da capacidade de suportar tensões e logo, a carga de exercícios deve ser menor. Por isso, é de máxima importância o cuidado com o descanso, pois não podemos esquecer que o um bom descanso muitas vezes é melhor que um treino ruim.
*Rafael Alejarra, preparador físico de nomes como Demian Maia e Cris Cyborg, entre outros. Mais informações podem ser encontradas em seu twitter @alejarramma
Fonte: www.tatame.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário