segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Belfort assusta, mas Jon Jones finaliza e segue campeão do UFC



Poucos viam chance de Vitor Belfort vencer Jon Jones na luta principal do UFC 152, na noite deste sábado, pelo cinturão dos meio-pesados. E o brasileiro realmente não venceu, sendo finalizado no quarto round. Mas a atuação da lenda brasileira surpreendeu até mesmo o campeão.

Jones, como previsto, buscou as quedas de início para evitar a perigosa trocação do carioca. Assim que chegou ao chão, no entanto, não foi um trabalho simples usar as afiadas cotoveladas. Bastou piscar para que Vitor, faixa-preta formado por Carlson Gracie, atacasse no arm-lock.

Belfort esticou o braço do número um, parecia que não tinha escapatória, mas Jon encontrou forças para tirar o rival do chão e conseguiu se livrar. A partir daí, o gringo atuou com mais inteligência no solo, desferindo cotoveladas a todo momento.

Na luta em pé, o domínio do norte-americano era mais claro. Sem muita firula, como de costume, Jones se limitou a desferir pisões no joelho do brasileiro, minando sua movimentação. Um chute rodado na costela levou Vitor a knockdown, e ele chegou a puxar para a guarda em duas oportunidades.

Cansado e com o rosto marcado pelas cotoveladas, Belfort foi presa fácil no início do quarto round. Após chegar à posição de crucifixo, Jones desferiu duras cotoveladas e encaixou a americana, conseguindo os três tapinhas. A vitória ainda rendeu o bônus de finalização da noite ao campeão, embolsando mais 65 mil dólares.

“Eu pensei que ia quebrar, nunca senti nada assim”, disse o campeão, sobre a chave-de-braço do desafiante. “Senti que tinha deslocado o braço, mas ele é durão”, elogiou Vitor.

Aplaudido ao final da peleja, Belfort não poupou elogios ao número um. “Por isso que ele é o campeão. Achei que ia ganhar hoje, mas ele lutou melhor e venceu”.

Johnson é o primeiro campeão dos moscas
Os fãs canadenses prestigiaram um momento histórico para os levinhos do UFC. Em 25 minutos de uma luta em ritmo acelerado, Demetrious Johnson se tornou o primeiro campeão do UFC na categoria mosca, até 56kg. O atleta levou a melhor sobre o perigoso Joseph Benavidez utilizando-se da boa movimentação e quedas no momento certo, enquanto seu rival contava com o poder de nocaute para tentar surpreender. No fim, vitória por decisão dividida para Johnson.

Swanson anota belo nocaute sobre Charles
O brasileiro Charles do Bronx’s amargou sua primeira derrota como peso pena no UFC. O paulista, que sofreu bastante para bater os 65kg da categoria na noite de sexta-feira (suou por duas horas para chegar ao limite, mas acabou liberado pela organização quando faltavam 100g), acabou sofrendo um belo nocaute diante de Cub Swanson. O gringo conectou um cruzado de direita na têmpora do atleta, que chegou a absorver bem o golpe, mas caiu um segundo depois, indicando ao árbitro que não tinha condições de luta. O triunfo deu a Swanson o bônus de melhor nocaute da noite, levando a quantia extra de 65 mil dólares.

Vinny quebra a banca
O brasileiro Vinny Pezão era o azarão na luta contra o croata Igor Pokrajac, embora viesse de excelente campanha pelo M-1 Global, evento russo no qual se tornou campeão dos meio-pesados. Faixa-preta de Jiu-Jitsu e campeão do ADCC, o atleta foi melhor no primeiro round, mas levou um susto nos segundos finais, na trocação. Na volta para o segundo assalto, brilhou a arte suave. Após encaixar o triângulo, o vice-campeão do TUF 8 fez a transição para o arm-lock e conquistou sua primeira vitória no UFC.

Lutas rápidas abrem a noite no Canadá
Com público ainda acanhado nas arquibancadas, o UFC 152 deu seu pontapé inicial com um trio de lutas relâmpago. Primeiro a brilhar, Kyle Noke precisou de apenas 45 segundos para sair vencedor na luta contra Charlie Brenneman, embora a interrupção do árbitro tenha gerado polêmica.
No combate seguinte, Mitch Gagnon foi inteligente para vencer Walel Watson. Após conseguir o knockdown, o atleta rapidamente pegou as costas e encaixou o mata-leão, sem escapatória para o rival. Seth Baczynski protagonizou uma bela reviravolta na terceira luta da noite. Após levar atraso nos primeiros minutos do duelo com o norueguês Simeon Thoresen, o atleta aplicou um belíssimo nocaute.

RESULTADOS COMPLETOS:
UFC 152
Toronto, Canadá
Sábado, 22 de setembro de 2012

Card principal:
Jon Jones finalizou Vitor Belfort com uma kimura a 44s do 4R;
Demetrious Johnson derrotou Joseph Benavidez na decisão dividida dos juízes;
Michael Bisping derrotou Brian Stann na decisão unânime dos juízes;
Matt Hamill derrotou Roger Hollett na decisão unânime dos juízes;
Cub Swanson nocauteou Charles do Bronx’s a 2min40s do 1R.

Card preliminar:
Vinny Pezão finalizou Igor Pokrajac no arm-lock a 1min14s do 2R;
T.J. Grant derrotou Evan Dunham na decisão unânime dos juízes;
Sean Pierson derrotou Lance Benoist na decisão unânime dos juízes;
Marcus Brimage derrotou Jimy Hettes na decisão unânime dos juízes;
Seth Baczynski nocauteou Simeon Thoresen a 4min10s do 1R;
Mitch Gagnon finalizou Walel Watson com um mata-leão a 1min09s do 1R;
Kyle Noke nocauteou Charlie Brenneman a 45s do 1R

Fonte: www.tatame.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário