sábado, 12 de dezembro de 2009

UFC fecha ano com disputa de cinturão e de olho em expansão em 2010

Depois de 13 edições de seu evento principal em 2008, o UFC vai fechar o ano de 2009 neste sábado com seu 15º show. UFC 107 encerra a temporada - que ficou marcada pela realização da histórica 100ª edição - com uma disputa de cinturão e a grande expectativa do que virá em 2010.

Apesar de os anúncios ainda não serem oficiais, o torneio deve ter mais de 15 shows principais no próximo ano, podendo chegar a 20. Com isso, o WEC – torneio dos mesmos donos para categorias mais leves – seria absorvido para o UFC ter lutadores suficientes para esse aumento.

Outra mudança que já está oficializada, pelo menos em partes, é a chegada em países em que o torneio nunca tinha ido. Em 21 de fevereiro, o UFC 110 será realizado em Sydney, na Austrália, e em 10 de abril o evento desembarcará em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Também há a expectativa de um show na França, ainda no primeiro semestre.

Já dentro do octógono, uma das lendas do vale-tudo volta a lutar neste sábado. Depois de começar o ano perdendo para Georges St-Pierre na tentativa de unificar seu título com o dos meio-médios, o havaino BJ Penn tenta sua terceira defesa consecutiva do cinturão dos leves.

Para se manter dentre os campeões do maior torneio de MMA do mundo, BJ Penn terá pela frente Diego Sanchez, que vem de quatro vitórias em eventos do UFC. “Algumas vezes, o atleta leva anos para descobrir a categoria de peso onde ele é melhor”, Dana White, disse o presidente do UFC. “Eu acho que BJ Penn e Diego Sanchez finalmente encontraram suas casas entres os leves.”

Invicto na categoria peso leve por oito anos, com nove finalizações em dez vitórias, o havaiano se mostrou em grande forma em sua última defesa, quando finalizou Kenny Florian no UFC 101 em setembro. “Estou ansioso para defender o título. Eu sei o tipo de atleta é o Diego Sanchez e por isso estou treinando muito. Este será um ótimo teste”, disse BJ Penn.

Diego Sanchez começou sua fama no UFC em 2005, quando conquistou o título dos pesos médios da primeira edição do ‘The Ultimate Fighter’, reality show do torneio. De lá para cá, desceu duas categorias e encontrou seu melhor desempenho nos leves.

“Eu sempre quis encarar os melhores lutadores. Tenho trabalhado muito para isso e finalmente eu vou disputar um título. Estou treinando como nunca e espero uma guerra dentro do octógono”, afirmou o lutador de apenas 27 anos, mas que já tem 23 lutas em sua carreira.

O UFC 107 ainda conta com a volta de Frank Mir, que enfrenta o francês Cheick Kongo depois de perder a disputa pelo cinturão dos pesados para Brock Lesnar no UFC 100. O card preliminar também terá a presença de quatro brasileiros, incluindo a disputa entre Rousimar Palhares, o Toquinho, e Lucio Linhares, o Espartano.

*O canal Combate transmite ao vivo o UFC 107 a partir da 1h deste sábado para domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário