Como telespectador e fã de Boxe e MMA, além das finalizações (MMA), não há nada mais empolgante do que assistir ao fim do tempo regulamentar do combate por nocaute. Apesar de ser algo quase hipnótico e querer visualizar em minúcias o desfalecimento momentâneo do outro lutador, um trauma na cabeça mais grave ou a sucessão deles em níveis variados podem trazer consequências devastadoras ao atleta.
Muhammad Ali, um dos melhores boxeadores de todos os tempos, aos 42 anos de idade, daria inicio a uma série de sintomas que o acompanham até os dias de hoje: tremores, lentidão de movimentos, fala arrastada e inexplicável fadiga. O Neurologista Stanley Fahn, examinou-o na Universidade de Columbia, referência mundial em diagnóstico e tratamento da doença de parkinson, e diagnosticou seu "parkinsonismo".
Em seguida, a imprensa e os fãs começaram a questionar se foi o Boxe o principal causador da doença. Não havia nenhuma forma de afirmar, categoricamente, que foi o Boxe a principal causa. O fato é que, pelas informações científicas na época, o que poderia ser afirmado é que ele desenvolveria a doença, mesmo se fosse um bailarino, contador ou profissional de qualquer outra área.
Entretanto, modalidades como o Boxe, na qual a probabilidade de lesões no cérebro são maiores comparados ao MMA, por exemplo, sempre existe o risco de traumas na cabeça e lesões no cérebro, do mesmo modo que existe grande possibilidade de L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo) em indivíduos que passam boa parte do tempo digitando no trabalho, sem condições ergonômicas adequadas de teclado e/ou cadeira.
Em 1928, o patologista Harrison Martland, descrevia uma síndrome, na qual percebia que boa parte dos atletas pareciam bêbados fora dos ringues. Estimou que metade de todos os pugilistas veteranos profissionais tinha a doença. Dentre eles, lutadores lendários como Joe Louis, que desenvolveu sintomas de demência e Sugar Ray Robinson, que morreu com a doença de Alzheimer.
Atualmente, os especialistas utilizam outros termos para denominar a síndrome de "bêbado": traumatismo crônico crânio-encefálico, encefalopatia crônica traumática, encefalopatia do pugilista e "demência pugilistica", termo médico recente utilizado para descrever os casos mais graves. Além desse, a literatura agora também tem uma nova denominação: "parkinsonismo pugilistico". Já é consenso que vítimas em função de lesões no cérebro são mais propensas a desenvolver doença de Alzheimer do que Parkinson.
Por outro lado, parece existir um vínculo genético entre a doença de Alzheimer e lesões traumáticas. Uma variação genética comum conhecida como ApoE4, tem sido associada a um aumento na gravidade da lesão cerebral de lutadores com mais de 12 lutas profissionais registradas. Em estudo prévio, foi sugerido que alguns indivíduos podem ser geneticamente mais predispostos a sofrer dano neurológico em razão de golpes na cabeça.
Os sintomas de doenças neurológicas em lutadores podem ser observadas sob 3 aspectos:
• Motor - Fala um pouco arrastada, é um dos primeiros sinais de danos cerebrais. Outras deficiências comuns são: falta de coordenação, movimentos lentos, voz enfraquecida, rigidez, problemas de equilíbrio e tremores;
• Cognitivo - Com aplicação de alguns testes, é verificado facilmente que os atletas apresentam baixa concentração, déficits de memória e diminuição da velocidade mental (raciocínio). Além disso, com o agravamento, o lutador pode apresentar amnésia profunda, déficits de atenção,
lentidão de pensamento;
• Comportamental - Os sinais mais comuns incluem irritabilidade, falta de discernimento, paranóia e explosões de violência e fúria, muitas vezes, "inexplicáveis".
Já em 1969 um estudo realizado por pesquisadores britânicos descobriu que um em cada seis pugilistas profissionais aposentados sofriam de graves danos cerebrais. Os sintomas começaram a aparecer, em média, 16 anos depois do fim da carreira. Os que lutaram mais (além dos 28 anos), estatisticamente, foram considerados de maior risco, assim como os que tinham derrotas no cartel, especialmente por nocaute. Sugeriu-se que a cada trauma mais contundente e/ou nocaute, ocorra perturbação na fisiologia normal do indivíduo, com danos irreparáveis às células nervosas.
Outra teoria sustenta que os golpes na cabeça causem distúrbios substanciais à química do cérebro, conduzindo a resposta imune com danos ao sistema nervoso central.
O MMA e o Boxe são esportes em que "ferir" um oponente é um objetivo explícito: atingindo e danificando o cérebro, por nocaute (MMA ou Boxe), ou lesionando articulações e ligamentos (no caso das finalizações "articulares" realizadas no MMA). Esse fato inequívoco conduziu uma reviravolta e mobilização de diversas associações médicas, solicitando a abolição do Boxe e, posteriormente, do MMA (principalmente nos Estados Unidos).
Hoje, por intermédio das comissões atléticas que sancionam os dois esportes nos EUA, foram decretadas regras de saúde rigorosas, objetivando manter a integridade dos atletas. Dentre as principais, estão: realização de ressonância magnética (anual e, porventura, antes de algum combate caso seja solicitado); proibição de participação por período determinado em um próximo combate para aqueles que perderam seis vezes consecutivas (independentemente do modo como perdeu) ou em três lutas consecutivas (se a perda foi por nocaute ou nocaute técnico).
Concluímos este artigo salientado que essas medidas foram muito importantes para minimizar os problemas associados a golpes na cabeça e possíveis implicações diretas à saúde dos atletas. Todavia, não resolve em definitivo o principal desafio, que é quando a lesão se torna crônica, já instaurada. A preocupação da comunidade científica agora é de encontrar marcadores pré-clínicos, para tentar identificar sinais de lesão antes de o lutador apresentar sintomas permanentes. Assim, poderia até ser recomendado previamente que interrompa a carreira antes de um acontecimento trágico, como a morte, por exemplo.
* Leandro Paiva é colaborador especial da TATAME, autor do livro Pronto Pra Guerra, mantém um Blog diário e possui um canal de TV abordando todos os aspectos da preparação de lutadores.
Referência:
1) Clancy, F. The Bitter: Head blows from boxing can cause dementia and Alzheimer’s. Can the same chronic brain injury also lead to Parkinson’s? Neurology Now, p.24-25, 2006;
2) Paiva, L. Pronto Pra Guerra: Preparação Física Específica para Luta e Superação. Amazonas: OMP Editora, 2009.
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Rampage: Essa luta vai me assombrar
Ex-campeão do UFC, Quinton Rampage Jackson estava com sede de vitória contra Rashad Evans. Além de bater seu rival, a vitória daria ao americano a chance de disputar o título do UFC, mas ele acabou esbarrando na estratégia de Rashad.
“Ele foi mais forte e rápido do que eu esperava. Não era segredo que ele tentaria usar o Wrestling comigo, ele teve uma grande estratégia e funcionou bem para ele”, afirmou Rampage, que não esqueceu a rivalidade criada nas gravações do reality show The Ultimate Fighter, acreditando que a derrota para Rashad o “perseguirá”.
“Quero voltar o mais rápido possível... Essa luta vai me assombrar por muito tempo. Se alguém me vence, não importa como me vence, eu o respeitarei. Mas eu não vou esquecer as coisas que ele me disse, então pode beijar o meu traseiro negro (risos)”, brincou o gringo, que ouviu a pronta resposta de Rashad. “Eu sinto da mesma maneira, cara. Pode beijar o meu também”, rebateu Evans.
Marcadores:
Acontece,
lutas,
MMA,
quinton rampage jackson,
rashad evans,
rogério minotouro,
ufc,
vale tudo
sábado, 29 de maio de 2010
Dana White quer fazer 100 UFCs por ano
Presidente do UFC, Dana White parece não estar satisfeito com o crescimento de seu evento. O poderoso chefão, que acaba de abrir um escritório no Canadá, anunciou que está de olho no mercado chinês. “Agora estamos indo para Europa, Austrália e Inglaterra, mas em breve estaremos abrindo um escritório na China. Nós estamos trabalhando agora no The Ultimate Fighter para o Canadá, mas em breve teremos o The Ultimate Fighter China”, disse White ao site MMAJunkie. Após desbravar o mercado chinês, White tem planos ainda mais ambiciosos. “Nós compramos essa empresa e estávamos fazendo cinco eventos por ano. Se você me dissesse há seis anos atrás que nós iríamos fazer 34 eventos em um ano eu diria que é impossível, que isso nunca iria acontecer, é loucura. Mas agora acredito que podemos chegar a fazer 100 eventos por ano”, finalizou Dana.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
UFC 114 - Acompanhe ao vivo
Finalmente o UFC preparou a tão aguardada luta entre os ex-campeões Rashad Evans e Quinton Jackson. A mesma estava programada para o UFC 108, mas teve que ser reagendada por compromissos de Rampage.
Rampage é uma lenda do esporte, principalmente no Pride. No UFC foi campeão após vencer Chuck Liddell no UFC 71. Seu forte é a trocação, porém possui um wrestling de um bom nível. Seu cartel é de 30-7 com lutas históricas e sempre com muitas provocações como ocorre nessa contra o Evans.
Rashad Evans possuiu um bom wrestling, mas seu ponto principal é seu boxe muito bem preparado. Foi o vencedor do The Ultimate Fighter 2, possui um cartel de 14-1-1 só perdendo quando defendeu o cinturão para Lyoto Machida. Nocauteou Chuck Liddell e Forrest Griffin em sua carreira.
No card que está recheado de boas lutas, teremos Minotouro contra Jason Brilz, em sua última apresentação vimos um Minotouro usando boa técnica de boxe e tática de luta, o que também não pode ser descartado é a excelente técnica de solo do Jason Brilz, apesar de Minotouro ser bem superior nesse quesito.
Será uma grande festa, e como aquecimento teremos excelentes lutas preliminares, como a do brasileiro Luis Cane, o Banha. Ele possui na trocação sua maior arma e fará sua sexta luta no UFC, onde ele está com 3 vitórias. Sua última aparição foi no UFC 106 contra Minotouro e acabou derrotado por TKO no primeiro round. Confira o card principal do UFC 114:
Quinton Jackson Vs. Rashad Evans c
Michael Bisping Vs. Dan Miller
Todd Duffee Vs. Mike Russow
Antonio Rogerio Nogueira (Minotouro) Vs. Jason Brilz
Diego Sanchez Vs. John Hathaway
Todas essas feras no Octagon e você vai ficar fora dessa? Compareça no próximo sábado, 29/05, a partir das 22hs no Bar Mooca, no bairro do Mooca, e acompanhe esse grande evento com o site OLutador.com
ENTRADA GRATUITA
SORTEIO DE VÁRIOS BRINDES
Bar Mooca
Endereço: Rua Doutor João Batista de Lacerda, 728 - Mooca - São Paulo - SP
Telefone: (11) 2606-7064
www.barmooca.com.br
Marcadores:
Acontece,
bar,
chuck liddell,
luiz banha,
lutas,
lyoto machida,
MMA,
mooca,
nocautes,
olutador,
pride,
quinton rampage jackson,
ramuaii,
rashad evans,
rogério minotouro,
ufc,
vale tudo
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Paulistas se reúnem para assistir o UFC 114
Com o MMA cada vez mais popular e o sucesso dos lutadores brasileiros, muitos bares têm investido na compra de pay-per-view e cada vez mais grupos de jovens se reúnem para assistir as lutas dos brasileiros. No UFC 114, que acontece nesse sábado (29), além da luta principal entre Rashad Evans e Quinton Jackson, dois brasileiros vão entrar em ação: Rogério Minotouro e Luiz Banha. Uma boa dica para os paulistanos que querem ver as pelejas dos brazucas é o Bar Mooca, localizado no bairro da Mooca, em São Paulo. Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones (11) 9867-1308 e (11) 7855-2541.
Marcadores:
Acontece,
luiz banha,
lutador,
lutas,
MMA,
octagon,
quinton rampage jackson,
ramuaii,
rogério minotouro,
ufc,
vale tudo
Santiago coloca título em jogo contra Misaki
Vindo de vitória sobre Mamed Khalidov, Jorge Santiago já sabe quando voltará ao ringue do Sengoku. Segundo reportagem do site MMAJunkie, o brasileiro colocará seu cinturão dos pesos médios em jogo contra o japonês Kazuo Misaki no Sengoku 13, evento programado para o dia 20 de junho em Tóquio, Japão. O mesmo evento terá a disputa do cinturão dos pesos penas entre Masanori Kanehara e o brazuca Marlon Sandro.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Anderson: Estou focado na minha categoria
Campeão peso médio do UFC, Anderson Silva está soberano na categoria. Após defender o cinturão seis vezes, além de dois massacres na categoria acima, Anderson treina forte para colocar o título em jogo contra Chael Sonnen, no UFC 117.
“Os treinos estão indo muito bem... Estou treinando nos Estados Unidos e estamos trabalhando bastante. Espero fazer uma boa luta e poder continuar com o cinturão, é claro”, afirmou o campeão, após uma breve temporada na Tailândia, onde treinou para afiar o Muay Thai. “Foi bacana... Foi por pouco tempo, mas foram ótimos”, conta.
Especialista na luta em pé, Anderson conta que está treinando algumas cartas na manga para escapar do eficiente ground and pound do americano. “Eu estou treinando com o Mark Muñoz, ele está me ajudando muito nesta parte. Eu somente espero fazer uma boa luta com Sonnen, independente do resultado”, garante o faixa-preta de Jiu-Jitsu.
Sobrando entre os médios, Anderson viu seu nome envolvido na possibilidade de subir em definitivo para os meio-pesados. Segundo Dana White, caso Anderson vença Sonnen e Vitor Belfort, ele faria de tudo para o lutador subir de peso e abandonar o cinturão dos médios. “Estou focado na minha categoria e pretendo manter assim, na mesma categoria”, decreta.
Treinando nos EUA, o campeão acompanha de perto os treinos de Rogério Minotouro, que se prepara para enfrentar Jason Brilz no UFC 104, que acontece neste sábado. “Eu acho que o Minotouro está na melhor fase da vida dele”, elogia Anderson, confiante na vitória. “Eu acredito que ele vá vencer pelo que vi nos treinos, ele está forte e muito bem preparado”, finalizou.
Marcadores:
Acontece,
anderson silva,
faixa-preta,
jiu-jitsu,
lutadores,
lutas,
MMA,
Muay Thai,
octagon,
ufc,
vitor belfort
terça-feira, 25 de maio de 2010
Bisping: Quero lutar com o Anderson
Vindo de derrota para Wanderlei Silva, o falastrão Michael Bisping voltará ao octagon do UFC neste sábado contra Dan Miller, mas soltou o verbo contra Anderson Silva, campeão da categoria. “Acho que todos querem enfrentar Anderson Silva depois daquela luta contra o Demian Maia... Eu quero lutar com ele depois daquilo”, dispara Bisping à ESPN, garantindo que sua reação seria partir para cima do brasileiro caso ele “brincasse” na luta. “Se ele tentasse aquela merda comigo ele levaria um bem no queixo... Eu não consegui entender, e para ser honesto acho que o Demian venceu os últimos dois rounds”, afirmou o inglês.
Marcadores:
Acontece,
anderson silva,
dan miller,
demian maia,
michael bisping,
MMA,
octagon,
ufc,
vale tudo,
wanderlei silva
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Jungle: Gil Freitas e Massaranduba brilham
Com casa cheia e infra-estrutura impecável, a vigésima edição do Jungle Fight, que acabou a pouco no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, era expectativa de mais um grande show. Apesar do card com muitos estrangeiros e poucos atletas conhecidos do cenário nacional, as edições anteriores do Jungle tinham surpreendido o público com bons combates entre atletas desconhecidos, o que dava bastante crédito ao evento. Mas dessa vez as lutas deixaram a dever.
Pela primeira vez, o show de Wallid Ismail foi transmitido ao vivo para os Estados Unidos, através da ESPN, mas o Jungle Fight acabou não fazendo uma boa estréia. Com lutas monótonas e algumas de baixo nível técnico, quem salvou o evento foi Francisco Massaranduba e Gil Freitas, que venceram Flávio Álvaro e Edilberto Crocotá, respectivamente.
Companheiro de Paulo Thiago e Rani Yahia na Constrictor Team, Francisco Massaranduba vinha de uma boa vitoria sobre Junior Buscapé, quando finalizou o ex-lutador do Pride com uma leg-lock. Encarando o experiente Flávio Álvaro, Massaranduba começou partindo para cima e consegui um knock down com um direto. No segundo assalto, Flavio devolveu o kncok down com um cruzado, mas Massaranduba recuperou rapidamente e partiu paras dentro de Flávio Álvaro, conseguindo outro knock down e terminando a luta com golpes no solo.
Gil Freitas perto do cinturão do Jungle
Depois de muitas provocações durante a semana que antecedeu ao evento, Gil Freitas e Edilberto Crocotá finalmente ficaram frente a frente para resolver a rivalidade. Gil contava com o apoio de sua torcida, enquanto Crocotá era bastante hostilizado, já que na edição anterior, quando venceu Pedro Iriê, declarou ao microfone que havia comprado São Paulo e recebeu uma sonora vaia. Gil Freitas adotou uma tática perfeita e anulou o Boxe de Crocotá acertando bons low kicks e conectando com perigosos cruzados, Gil também conseguiu boas quedas, o que lhe deu uma ligeira vantagem e a vitória na decisão unânime dos juízes. A quarta vitória seguida no Jungle coloca Gil Freitas na reta para disputar o cinturão até 77kg do evento. Confira abaixo os resultados completos.
RESULTADOS COMPLETOS:
Jungle Fight 20
Ginásio do Pacaembu, São Paulo
Sábado, 22 de maio de 2010
Kickboxing (título brasileiro até 77kg):
Thiago Michel derrotou César Almeida na decisão unânime dos juízes;
MMA:
Tiago Bodão derrotou Luis Matoso por TKO aos 2min21s do 3R;
Marcelo Guimarães finalizou Ivan El Terrible (Chile) com um mata-leão a 1min35s do 1R;
Fabio Bispo empatou com Fernando El Gato (México);
Fernando Pitbull (Argentina) derrotou Jonatas Ortega (Chile) na decisão unânime dos juízes;
Francisco Massaranduba derrotou Flavio Álvaro por TKO aos 4min1s do 2R;
Nino Crazy Boy (México) derrotou Francisco Viñuelas (Espanha) na decisão unânime dos juízes;
Gil Freitas derrotou Edilberto Crocotá na decisão unânime dos juízes.
sábado, 22 de maio de 2010
Strikeforce: Overeem passa no antidoping
O holandês Alistair Overeem conquistou o cinturão do Strikeforce em 2007, mas sua primeira defesa de cinturão só aconteceu neste mês, contra Brett Rogers. Neste período, o atleta lutou 13 vezes em eventos internacionais, e seu impressionante crescimento muscular deixava os fãs com uma pergunta na cabeça: será que Overeem estava “fugindo“ dos ringues americanos por causa dos exames antidoping? Porém, toda a especulação foi por água abaixo com os resultados dos exames após o Strikeforce, que deram negativo para os seis atletas que foram submetidos a teste, incluindo Overeem.
Assinar:
Postagens (Atom)