segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Henderson buscará nocaute contra Shogun



Responsável por afiar as mãos do nocauteador Dan Henderson há mais de três anos, o brasileiro Gustavo Pugliese está confiante no sucesso do campeão do Strikeforce em seu retorno ao UFC, no dia 19 de novembro, contra Maurício Shogun. E mais: ele espera o quarto nocaute consecutivo.

“Os dois têm a capacidade de decidir o combate nocauteando, mas são cinco rounds, então não precisa se afobar”, analisa Gustavo, que comandou os treinos de Henderson nas recentes vitórias sobre Fedor Emelianenko, Rafael Feijão e Renato Babalu. “Claro que o objetivo é sempre querer o nocaute. É característico do Dan ir sempre para cima buscando o nocaute”.

Em entrevista exclusiva, que você lê abaixo, Pugliese falou sobre o desejo de “Hendo” em disputar o cinturão do UFC, seja contra Anderson Silva ou até 93kg, e analisou o Boxe de Shogun: “Através de vídeos das ultimas lutas do Shogun reparei em algumas falhas no Boxe dele. O Boxe do Shogun na verdade é um pouco primitivo”.

O que espera da luta?

Espero uma luta muito explosiva. Os dois têm a capacidade de decidir o combate nocauteando, mas são cinco rounds, então não precisa se afobar. Não queremos estar em uma situação onde o Dan se cansou por não acertar golpes. Então, tudo vai ter seu tempo durante a luta.

O Henderson vem de grandes nocautes. A estratégia é partir em busca do nocaute contra o Shogun?

Claro que o objetivo é sempre querer o nocaute. É característico do Dan ir sempre para cima buscando o nocaute, mas é preciso saber quando atacar e quando contra-atacar.

Como será o seu trabalho com o Dan para esta luta?

Não vamos mudar o estilo do Hendo, mas estamos trabalhando alguns detalhes que poderão surpreender o Shogun. Não é segredo para ninguém a maneira como o Hendo decide as suas lutas, então meu trabalho, junto com o (Daniel) Woirin, será na preparação correta da sua melhor arma, a mão direita. Ela se torna muito mais perigosa quando usamos chutes e a mão esquerda mais vezes, fazendo combinações diferentes. Então deixamos o adversário confuso ao ponto dele esquecer completamente da mão direita. Obviamente o Dan usará o seu Wrestling em situações de clinche. Será importante diversificar as suas armas para cansar o Shogun.

O que acha do Boxe do Shogun?

Através de vídeos das últimas lutas do Shogun reparei em algumas falhas no Boxe dele. O Boxe do Shogun na verdade é um pouco primitivo. Só tem uma dimensão, que é só ir pra frente sem buscar ângulos para encaixar golpes. Por não ser muito técnico, ele se desloca muito aberto. Lutando contra um cara como o Hendo, que tem um tempo muito bom para contragolpear, será muito perigoso para o Shogun. Mas ele também tem a mão muito pesada, então temos que tomar muito cuidado.

Considera o Shogun uma luta mais dura que o Fedor?

Essa luta contra o Shogun pode ser mais perigosa que a luta contra o Fedor, até porque o Shogun tem um Muay Thai muito eficiente para o MMA. Contra o Fedor só estávamos esperando ele vir pra cima com socos. O Shogun traz muito mais variedade no jogo em pé. A única vantagem é que o Shogun é menos pesado. E por ser cinco rounds de luta, ele pode cansar mais rápido também. Mas o respeito é o mesmo.

Ele atropelou o Griffin no UFC Rio. O que achou dessa luta?

Depois de ter visto a luta contra o Griffin, o Shogun fez o que tinha que ter feito já na primeira ocasião, quando foi derrotado. O Griffin só tem envergadura. Apesar de ter sido campeão do UFC, ele não é técnico e não tem poder de nocaute. Ele é duro, mas está longe de ser um Dan Henderson.

O UFC chegou a cogitar Anderson x Henderson. Ainda está nos planos do Henderson?

O Anderson sempre esteve nos planos do Dan. Uma das razoes da saída do UFC para ir para o Strikeforce foi que o Anderson não quis lutar com ele. Ele quer a revanche, mas não está ansioso. Primeiro, temos que passar pelo Shogun. Depois vamos ver o que acontece. Vai ser difícil o Anderson escapar da revanche contra o Chael Sonnen primeiro, de qualquer maneira.

Se vencer o Shogun, o Henderson preferirá disputar o título até 93kg ou até 84kg?

O Hendo já provou que pode ser competitivo em três categorias diferentes. Mas ele ficaria na de 93kg, onde está muito mais à vontade por não precisar perder peso. A única luta que ele aceitaria na categoria de 84kg seria com o Anderson mesmo.

Fonte: www.tatame.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário