Neste sábado, a partir das 21h, Toronto, no Canadá, entra para a história do UFC com o maior público de todos os tempos. Serão 55 mil espectadores no Rogers Centre com muitos motivos que justificam tamanha ansiedade. A luta principal da noite terá a defesa de cinturão de ninguém menos do que Georges St-Pierre, um dos maiores ídolos locais, diante do confiante Jake Shields, ex-campeão do Strikeforce e que vem de 15 vitórias seguidas.
O combate ainda ganhou um tempero brasileiro, direto da família Gracie. Jake Shields é faixa-preta de jiu-jitsu de Cesar Gracie, primo de Renzo, que recebeu Georges St-Pierre em sua academia em Nova York para fazer a parte de chão de seu camp, o que gerou um mal-estar entre os familiares.
"Quando conversei com o Renzo, falei ´Você está treinando um cara que não é da sua academia, que representa outra, para lutar contra alguém que de uma academia Gracie. Isso não faz sentido para mim. Simplesmente não faz´. Georges é um cara excelente, respeitável até onde sei, não falei sobre ele com Renzo. Sou um cara das antigas e vou morrer das antigas. É como sou. Fiz o Renzo saber o que sentia. Não acho que meus colegas gostaram disso", criticou Cesar no "The Savage Dog Show".
O treinador de Jake Shields não estará no Canadá por problemas burocráticos para entrar no país. "O Cesar não estará no Canadá, que é um país que cria muitas dificuldades para a entrada de estrangeiros", alfinetou Jake Shields. "Mas meu time estará todo aqui, então tudo bem".
GSP promete show
Georges St-Pierre deu outro show de profissionalismo na pesagem, e sequer tirou as calças jeans para subir à balança e cravar 76,8kg. Criticado por "apenas ganhar as lutas", ele prometeu fazer reviver o "Rush". "Vou ganhar esta luta, é tudo o que tenho para falar. Não pisquem amanhã, não pisquem", declarou o atual campeão, ressaltando a necessidade de dar seu máximo para vencer seu oponente mais difícil da carreira. "Jake Shields é um campeão, esse cinturão não pertence a mim mais, estará no meio e quem vencer o pegará. Estou orgulhoso de poder fazer essa luta, quero há muito tempo e sei que ele vai me puxar ao máximo, vai trazer o melhor do GSP".
Sempre quieto e pronto para dar declarações curtas e firmes, Jake Shields por sua vez prometeu calar o Rogers Centre. "Não me olho como zebra, já fui considero zebra muitas vezes e ganhei. Algumas pessoas entram no octagon sem acreditar que podem ganhar, mas isso não acontece comigo. Eu quero chocar o povo de novo", disparou o americano.
José Aldo e Hominick sofrem com a balança
A outra disputa de título da noite no UFC 129 traz o brasileiro José Aldo em sua aguardada estreia no UFC, defendendo o cinturão dos pesos pena conquistado com a unificação com o WEC, diante de Mark Hominick, nascido no Canadá. Enquanto Aldo sofreu para cravar o peso limite de 66kg e ficou agasalhado até momentos antes de subir à balança, seu adversário quase ficou acima. Na primeira tentativa, Hominick bateu 66,1kg, mas como estava de bermuda, os organizadores do UFC consideraram que a diferença seria tirada e não exigiram que ele se pesasse novamente.
Lyoto na luta mais importante da carreira
Em outra luta que, há pouco tempo atrás, poderia facilmente valer o título dos meio-pesados, Lyoto Machida e Randy Couture, que já tiveram o cinturão em seus domínios, decidem seus futuros no UFC. Enquanto o brasileiro vem de duas derrotas consecutivas e pode ficar em risco na organização caso perca de novo, o americano prometeu fazer sua última luta da carreira, aos 48 anos, independentemente do resultado. No entanto, Dana White tem tentado demovê-lo da ideia, que considera precipitada.
"Muitas pessoas não o respeitam devidamente, não o consideram um top-10 do mundo. Ele é um top-10 e vai enfrentar outro, acho que ele pode bater qualquer um desses 10 melhores, a qualquer hora. Lyoto foi dominante por muito tempo, mas teve alguns problemas na carreia. Mesmo assim, será uma grande luta, uma queida de fogos. Couture é um mestre nas estratégias de jogo contra qualquer estilo e Machida tem estilo para machucar bastante e nocautear. O que vai acontecer? Vamos ver...", antecipou Dana White.
UFC 129
Toronto, Canadá
Sábado (30/4) - 21h (de Brasília) no Canal Combate
Card principal
Disputa de Cinturão dos meio-médios: Georges St-Pierre (CAN) vs Jake Shields (EUA)
Disputa de Cinturão dos pesos pena: José Aldo (BRA) vs Mark Hominick (CAN)
Meio-pesados: Randy Couture (EUA) vs Lyoto Machida (BRA)
Meio-pesados: Vladimir Matyushenko (BLR) vs Jason Brilz (EUA)
Leves: Mark Bocek (CAN) vs Ben Henderson (EUA)
Card preliminar
Meio-médios: Nate Diaz (EUA) vs Rory MacDonald (CAN)
Meio-médios: Sean Pierson (CAN) vs Jake Ellenberger (EUA)
Meio-médios: Claude Patrick (CAN) vs Daniel Roberts (EUA)
Peso galo: Ivan Menjivar (CAN) vs Charlie Valencia (EUA)
Médios: Jason MacDonald (CAN) vs Ryan Jensen (EUA)
Leves: John Makdessi (CAN) vs Kyle Watson (EUA)
Penas: Yves Jabouin (CAN) vs Pablo Garza (EUA)
Fonte: Portal do Vale Tudo
Fonte: Portal do Vale Tudo