Com o intuito de definir o card do UFC Rio, agendado para 27 de agosto, na HSBC Arena, na Barra da Tijuca, a organização do evento lançou, em março deste ano, uma enquete através de seu site oficial, que listava 33 nomes de lutadores brasileiros vinculados ao Ultimate, para que os internautas escolhessem doze de sua preferência.
Passados dois meses do anúncio oficial, e a 20 dias da coletiva do presidente do UFC, Dana White, que desembarcará na Cidade Maravilhosa para anunciar a relação completa das lutas no dia 16 de junho, o card do UFC Rio vai se completando aos poucos.
Da lista de 33 atletas tupiniquins, 11 vão compor as 10 lutas já emparelhadas. São eles: Anderson Silva, Maurício Shogun, Rodrigo Minotauro, Edson Barboza Junior, Paulo Thiago, Thiago Tavares, Luiz Cane, Iuri Marajó, Rousimar Toquinho e Alexandre Cacareco. Os dois últimos lutam entre si.
Erick Silva é a exceção do card, já que na época do surgimento da enquete ele sequer fazia parte do cast do UFC, e vai estrear em seu país contra Mike Swick.
Dentre os 23 restantes, excluindo Mário Miranda e Maiquel Falcão, ambos demitidos; Thiago Silva, suspenso por doping; José Aldo, que anunciou que só volta a lutar em setembro ou outubro, há 19 relacionados. Destes, 15 estão com lutas marcadas em outras edições do Ultimate, e quatro estão à espera do convite para entrar no octógono.
Dos que tem luta marcada, seis ainda podem sonhar em fazer parte do UFC Rio. Escalados para o UFC 130, evento que acontece neste fim de semana, Thiago Pitbull, Jorge Santiago, Gleison Tibau, Rafaello Trator e Renan Barão podem cavar uma oportunidade na Cidade Maravilhosa, desde que vençam e deixem o octagon sem lesão alguma. Fábio Maldonado, que luta no fim de semana seguinte, tem chances remotas.
Lutadores sem previsão de luta:
Lyoto Machida – após aposentar Randy Couture no UFC 129, com um nocaute à la Karate Kid, o atleta treina no Pará enquanto não é chamado para labutar novamente.
Carlos Eduardo “Tá Danado” – não luta desde que perdeu para Jake Ellenberger, em fevereiro deste ano, na edição 126, e no momento não há rumores sobre seu retorno à jaula.
Renzo Gracie – Estreou com derrota para Matt Hughes, no UFC 112, em abril do ano passado. Desde então, nunca mais entrou no octógono, e está escalado para fazer uma super luta do ADCC 2011, em setembro, contra Zé Mário Sperry.
Raphael Assumpção – Seu último compromisso aconteceu na derrota para Erik Koch, no UFC 128, em março de 2011. Apesar das três derrotas nas últimas quatro lutas, tudo indica que ele terá mais uma chance no octagon.
José Aldo – Defendeu o cinturão do UFC com sucesso contra Mark Hominick, mas deixou claro que só deve voltar ao octagon em setembro ou outubro. Chad Mendes, que seria seu adversário, enfrentará Rani Yahya no UFC 133.
Atletas com luta agendada:
Charles “do Bronx’s” Oliveira – luta no UFC on Versus, dia 26 de junho, contra Nik Lentz.
Demian Maia – encara Mark Muñoz no UFC 131, em 11 de junho.
Diego Nunes – enfrenta Kenny Florian no UFC 131, em 11 de junho.
Junior Cigano – luta contra Shane Carwin, no UFC 131, em 11 de junho.
Rafael dos Anjos – encara George Sotiropoulos, no UFC 132, dia 2 de julho.
Rafael “Sapo” Natal – luta contra Riki Fukuda, no UFC 133, dia 6 de agosto.
Rani Yahya – enfrenta Chad Mendes no UFC 133, dia 6 de agosto.
Rogério Minotouro – luta com Rich Franklin no UFC 133, dia 6 de agosto.
Vitor Belfort – encara Yoshihiro Akiyama, no UFC 133, dia 6 de agosto.
Wanderlei Silva – luta contra Chris Lebben, no UFC 132, dia 2 de julho.
Com chances remotas de lutar no UFC Rio:
Gleison Tibau – duela contra Rafaello Trator, no UFC 130, dia 28 de maio.
Renan Barão – encara Cole Escovedo no UFC 130, dia 28 de maio.
Jorge Santiago – encara Brian Stann, no UFC 130, dia 28 de maio.
Fabio Maldonado - mede forças com Kyle Kingsbury no TUF 13 Finale, dia 4 de junho.
Thiago “Pitbull” Alves – duela com Ricky Story, no UFC 130, dia 28 de maio.
Rafaello Trator – luta com Gleison Tibau no UFC 130, no dia 28 de maio.