segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Brasil é goleado por 6x1 no Strikeforce



O Brasil celebrou sete vitórias em oito lutas no UFC Rio, mas a noite de hoje trouxe emoções diferentes para os fãs tupiniquins. Com sete atletas escalados para o Strikeforce, apenas um comemorou: Rafael Feijão. Nas outras lutas, Antônio Pezão e Roger Gracie foram nocauteados, enquanto Ronaldo Jacaré perdeu o cinturão dos médios. No GP dos pesados, Barnett e Cormier avançam e decidem quem fica com o título. Confira abaixo a cobertura completa do evento:

Cormier elimina Pezão do GP em um round

Antônio Pezão treinou com Junior Cigano, Rodrigo Minotauro e Rafael Feijão, entre outros, mas levou atraso na trocação contra o wrestler Daniel Cormier. Para muitos, a estratégia do norte-americano seria colocar para baixo e trabalhar no ground and pound, mas, logo no começo da luta, Cormier conseguiu um knockdown. Ele deixou o brasileiro se levantar, e balançou Antônio na trocação mais duas vezes, com jabs.

Ainda no round inicial, Daniel nocauteou o paraibano com uma dura sequência de socos e marretadas, garantindo sua vaga na final do torneio contra Josh Barnett, que passou tranquilamente por Sergei Kharitonov: ele quedou, pegou as costas, foi para a montada e atacou no katagatame, finalizando ainda no round inicial. Barnett ou Cormier, quem será o campeão do GP do Strikeforce?

Rockhold rouba o cinturão de Jacaré por pontos

Ronaldo Jacaré e Luke Rockhold são conhecidos pelo Jiu-Jitsu apurado, mas a disputa de cinturão, na categoria de pesos médios, foi travada em pé. Enquanto o brasileiro apostava no cruzado de direita, o norte-americano, que não lutava há 19 meses, trabalhava melhor com chutes e socos. Após quatro rounds parelhos, com vantagem para cada lado em dois dos assaltos, a decisão foi para o quinto e decisivo assalto. Jacaré conseguiu uma queda, mas nada fez. Luke trabalhou bem na trocação (em toda a luta, foram 145 socos do gringo contra 63 do brasileiro) e, com mais gás, foi melhor e venceu na decisão.

King Mo dá a Roger Gracie sua primeira derrota

O faixa-preta Roger Gracie estava invicto no MMA, mas parou nas pesadas mãos de King Mo Lawal. Especialista em Wrestling, o gringo dizia antes da luta que não teria medo de quedar o brasileiro, mas ele não quis se arriscar. Relaxado demais na trocação, King Mo foi surpreendido por algumas joelhadas do Gracie, mas acordou ainda no primeiro round. Com um duro cruzado de direita, derrubou Roger em knockdown, e precisou de mais um soco para nocautear o campeão de Jiu-Jitsu. Feliz com o nocaute, King Mo pediu uma revanche contra Rafael Feijão, que roubou seu cinturão em 2010.

Feijão salva a pátria nas preliminares

Quatro brasileiros entraram em ação nas lutas preliminares, mas a noite não começou bem. Amanda Nunes, que havia estreado na organização com um nocaute avassalador em apenas 14 segundos, não resistiu e acabou nocauteada por Alexis Davis no segundo round. O mesmo desfecho teve o chuteboxer Evangelista Cyborg, que foi derrotado pelo duríssimo Jordan Mein, por nocaute técnico.

Ex-campeão dos meio-pesados, Rafael Feijão lutou nas preliminares contra o cubano Yoel Romero, até então invicto no MMA. Após levar vantagem no primeiro assalto, o brazuca mostrou joelhadas potentes para nocautear o cubano. Pelo Twitter, Rodrigo Minotauro revelou que Feijão fraturou o braço durante a luta, mas assim mesmo venceu.

Fechando as preliminares, Mike Kyle acabou com a invencibilidade de Marcos Pezão com jabs certeiros, dominando a luta e vencendo na decisão. Confira abaixo os resultados completos do evento, 
RESULTADOS COMPLETOS:

Strikeforce
Ohio, Estados Unidos
Sábado, 10 de setembro de 2011

Card principal:
Josh Barnett finalizou Sergei Kharitonov com um katagatame a 4min28s do 1R;
Daniel Cormier nocauteou Antônio Pezão a 3min56s do 1R;
Luke Rockhold derrotou Ronaldo Jacaré na decisão unânime dos juízes;
King Mo Lawal nocauteou Roger Gracie a 4min33s do 1R;
Pat Healy finalizou Maximo Blanco com um mata-leão a 4min24s do 2R;

Card preliminar:
Mike Kyle derrotou Marcos Pezão na decisão unânime dos juízes;
Rafael Feijão nocauteou Yoel Romero a 4min51s do 2R;
Jordan Mein derrotou Evangelista Cyborg por nocaute técnico a 3min18s do 3R;
Alexis Davis derrotou Amanda Nunes por nocaute técnico a 4min53s do 2R;
Dominique Steele derrotou Chris Mierzwiak na decisão unânime dos juízes.

Fonte: www.tatame.com.br

sábado, 10 de setembro de 2011

Cinco motivos para não perder o Strikeforce



Segundo maior evento de MMA do planeta, o Strikeforce é garantia de grandes lutas, e a noite de hoje será recheada de emoção. Com sete brasileiros no card, disputa de cinturão e semifinais do GP dos pesos pesados,

1 – Pezão é o Brasil no GP

Único brasileiro restante no páreo do torneio dos pesos pesados do Strikeforce, Antônio Pezão é favoritíssimo contra o norte-americano Daniel Cormier. Vindo de acachapante vitória sobre Fedor Emelianenko, Pezão conquistou 11 nocautes ao longo da carreira. Cormier, por outro lado, está invicto em oito pelejas, com seis triunfos por nocaute ou finalização. O vencedor faz a final contra quem passar da luta entre os explosivos Josh Barnett e Sergei Kharitonov – que juntos somam 16 nocautes e 26 finalizações. Com a saída do campeão Alistair Overeem do Strikeforce, rumores indicam que o campeão do torneio pode migrar para o UFC com uma chance pelo título da organização.

2 – Jacaré coloca o cinturão em jogo

Um dos melhores lutadores de Jiu-Jitsu de todos os tempos, Ronaldo Jacaré pode se orgulhar de ser o único atleta no mundo a ter se tornado campeão mundial de Jiu-Jitsu, campeão do ADCC (Submission) e campeão de MMA. Dono do título dos médios do Strikeforce, o faixa-preta finalizou a pedreira Robbie Lawler em sua última aparição no evento, e volta à jaula contra a jovem promessa Luke Rockhold, que também mostrou um chão afiadíssimo. Em oito lutas de MMA, o norte-americano anotou sete vitórias no primeiro round – com as quatro últimas finalizações vindo por mata-leão.

3 – Roger Gracie e a maestria do Jiu-Jitsu

Dono de um currículo de 65 vitórias em 72 lutas em Mundiais (faixa preta) e ADCC, Roger Gracie está se mostrando igualmente eficiente nos ringues de MMA. Invicto em quatro lutas, tendo finalizado todos os adversários que pegou pela frente, o atleta já desponta como uma das grandes promessas do Brasil na categoria até 93kg. Pela frente, o Gracie terá o ex-campeão King Mo Lawal, que já bateu nomes como Gegard Mousasi e Mark Kerr, e um triunfo sobre ele já o coloca em outro patamar na categoria. O caminho, porém, não será fácil, e King Mo promete ser uma pedra no sapato do brasileiro.

4 – Feijão volta contra ex-refugiado de Cuba

Ex-campeão dos meio-pesados do Strikeforce, Rafael Feijão retorna à arena contra uma pedreira “desconhecida”. O brasileiro é agressivo e nocauteador, tendo conquistado todas as suas vitórias por nocaute, e o cubano apresenta um currículo semelhante, com nocautes nas quatro lutas que disputou – contra atletas menos conhecidos. A batalha promete ser quente, e apenas um vai terminar em pé.

5 – Cyborg, Pezão e Amanda completam a seleção

Ainda nas preliminares, mais três brasileiros completam a escrete canarinho da noite. Evangelista Cyborg, que não luta desde que disputou o cinturão da categoria contra Nick Diaz, volta à ativa contra o perigoso Jordan Mein, que venceu 22 das 29 lutas que disputou. Amanda Nunes, que estreou no Strikeforce com um avassalador nocaute em 14 segundos, encara Alexis Davis, e a vencedora da peleja pode disputar o título contra Cris Cyborg. Outro nocauteador em ação é Marcos Pezão, que estreia no evento contra Mike Kyle, que também é dono de mãos pesadas.

CARD COMPLETO (sujeito a modificações):

Strikeforce
Cincinnati, Ohio, Estados Unidos
Sábado, 10 de setembro de 2011

Card principal:
Josh Barnett enfrentará Sergei Kharitonov;
Antônio Pezão enfrentará Daniel Cormier;
Ronaldo Jacaré enfrentará Luke Rockhold;
Muhammed King Mo Lawal enfrentará Roger Gracie;
Pat Healy enfrentará Maximo Blanco;

Card preliminar:
Mike Kyle enfrentará Marcos Pezão;
Rafael Feijão enfrentará Yoel Romero Palacio;
Evangelista Cyborg enfrentará Jordan Mein;
Alexis Davis enfrentará Amanda Nunes;
Dominique Steele enfrentará Chris Mierzwiak.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Roger volta ao Strikeforce de olho no UFC



Dez vezes campeão mundial de Jiu-Jitsu, Roger Gracie volta à jaula de MMA neste sábado (10) contra o ex-campeão King Mo Lawal, no Strikeforce.

Em entrevista, o Gracie comentou os treinos que fez com Georges St. Pierre, em Londres e no Canadá, e disse estar pronto para enfrentar os melhores do mundo na categoria.

“Não dá para escolher. Quem vier, veio. Tem que botar isso na cabeça, estar preparado para o que der e vier, para todo mundo, qualquer tipo de desafio”, afirmou Roger, rasgando elogios a GSP. “Não é à toa que o St. Pierre é o campeão há muito tempo na categoria dele”.

Fonte: www.tatame.com.br

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Belfort alfineta: “Quem é Chael Sonnen?”



Vitor Belfort perdeu a chance de se tornar novamente campeão do UFC ao ser derrotado por Anderson Silva, mas deu a volta por cima com sua marca registrada: num piscar de olhos, atropelou Yoshihiro Akiyama.

Em entrevista, o Fenômeno falou sobre sua volta e garantiu que o foco ainda é bater Anderson Silva, mas sem pressa.

Na entrevista, o carioca falou sobre Jiu-Jitsu e aproveitou para cutucar o novo “inimigo número um” do Brasil no MMA: “Quem é Sonnen? Ele nunca fez nada, as lutas dele não vendem, não nocauteia ninguém”, provoca.

Fonte: www.tatame.com.br

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Minotauro enfrenta Frank Mir no UFC 140



A aguardada revanche entre Rodrigo Minotauro e Frank Mir, enfim, vai sair do papel. O brasileiro, que foi derrotado pelo adversário em 2008, terá a chance de dar o troco no UFC 140, em Toronto, Canadá, no dia 10 de dezembro. Há alguns dias, o atleta canarinho pediu para encarar Mir ou Brock Lesnar, no entanto, este foi escalado contra Alistair Overeem.

A revanche entre os veteranos esteve perto de acontecer em 2009, um ano depois de Minota ser derrotado. No entanto, o brazuca foi submetido a uma cirurgia e, consequentemente, a peleja foi cancelada.

Após mais de um ano de inatividade, Rodrigo Minotauro reencontrou o octagon no UFC Rio, quando nocauteou Brendan Schaub com maestria. Já Frank Mir venceu seus dois últimos compromissos, contra Mirko Filipovic e Roy Nelson.

Fonte: www.tatame.com.br

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Treinador de Rashad avalia Jones x Jackson



Responsável por afiar o chão de Rashad Evans, o faixa-preta Sérgio Babu aprovou o desempenho do ex-campeão contra Tito Ortiz, no UFC 133, mas já pensa adiante. À espera da definição do campeão da categoria, que sai da disputa entre Jon Jones e Rampage Jackson, Babu avalia o duelo que apontará o próximo oponente de Rashad.

“O favorito é o Jon Jones, mas luta é luta. O Quinton Jackson já foi campeão também, mas, pelo momento, é óbvio que o mais provável é o Jon Jones”, disse Babu em entrevista, elegendo o atual campeão como favorito na luta principal do UFC 135, que acontece dia 24 de setembro.

“Luta é luta. Você não viu o Minotauro aí? Todo mundo estava falando que o cara (Brendan Schaub) ia ganhar do Minotauro, mas ele foi lá e nocauteou. Tem estrela, tem sorte, se você está bem no dia ou não está... Mas, com certeza, o favorito é o Jon Jones”, completa.

Tranquilo quanto ao futuro, Sérgio não escolhe um adversário predileto para enfrentar Rashad.

“Não estou preocupado com quem vem, porque eu acho o seguinte: se o cara quer ser campeão, ele não pode escolher. E uma coisa que o Rashad quer é ser campeão de novo. Ele está treinando muito, está em evolução, no auge. Ele quer o cinturão. É bom treinar com um cara assim, que tem foco, objetivo”, elogia.

Rashad já venceu Rampage Jackson no UFC, e conhece Jon Jones dos tempos em que treinavam juntos na academia de Greg Jackson, no Novo México, Estados Unidos. “A gente pegou o Rashad para ele ficar bem treinado para qualquer um. Quando a gente souber quem ganhou, a gente vai fazer a estratégia”, avisa.

E apesar de saber que Rashad já treinou com Jones no passado, o faixa-preta de Sérgio Penha não acredita que isso trará vantagem a qualquer um dos lutadores em um evento combate.

“Não tem mais nada a ver com aquele cara que saiu de lá da academia onde eles treinavam. A mesma coisa é o Jon Jones. O Jon Jones também está em franca evolução. Ele é um garoto novo, inteligente, versátil”, analisa, vendo semelhanças entre Jones e outro campeão do UFC. “Acredito que ele se espelhe muito no Anderson, porque você vê que ele tenta fazer um jogo muito parecido com o dele”.

No quesito Jiu-Jitsu, Babu acredita que Rashad possa bater o campeão – seja por finalização, seja usando a arte suave como um meio de dominar a luta no solo. “O Jiu-Jitsu é uma grande arma, te dá possibilidades. E não é só o Jiu-Jitsu técnico, mas aquele que você incorpora ao MMA, que é você saber bater para ganhar a posição ou para finalizar”.

Fonte: www.tatame.com.br

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Craques das lutas “decifram” Anderson Silva



Já que a intenção básica do conceito do MMA é incorporar o que há de melhor em diversas artes marciais, e Anderson Silva desponta cada vez mais como um dois lutadores mais letais do mundo, a ideia para este post foi simples: consultar outros nomes brasileiros de alto calibre em três esportes de combate distintos para opinar e 'dissecar' o estilo de Spider.

Único medalhista olímpico brasileiro no boxe (bronze em 1968, no México), o ex-pugilista e hoje empresário Servílio de Oliveira destacou a dinâmica ímpar na movimentação como grande trunfo do campeão.

"Ele combina bem o jogo de pernas lateral com os jabs, e domina como poucos as dimensões do octógono. Assim dificilmente é fica na mira do oponente ou é atingido. É a receita básica para qualquer lutador se dar bem", disse Servílio.

A estratégia ousada e provocativa de baixar a guarda e esperar por golpes - comum em muitos boxeadores -, porém, não agrada o ex-medalhista. Ele ressalta o senso de confiança, mas discorda da postura.

"Os caras usam luvas muito pequenas. É praticamente mãos limpas. Imagina levar um soco daqueles sem tentar se proteger, é suicídio total. Se eu fosse o treinador, vetaria a marra na hora", emendou.

Atualmente um dos principais nomes do taekwondo no Brasil, Diogo Silva foi medalha de ouro no Pan-Americano em 2007, nos Jogos Militares deste ano e está com vaga garantida para a Olimpíada de Londres (2012). Fã confesso de MMA, ele ainda enxerga diversos traços da luta coreana, primeira arte marcial treinada pelo Spider.

"A noção de distância é acima da média. Ele troca de base sempre e mantém o quadril para frente. Outro destaque técnico é a ótima elevação do joelho para fintar e aplicar os chutes, que mesclam a técnica do taekwondo com a potência do muay thai. É o estilo menos truculento e mais eficiente de todos", analisou Diogo.

Já para o ex-campeão olímpico de judô (1988, em Seul) Aurélio Miguel, a supremacia de Anderson  no esporte se fortalece cada vez mais ao lado da mítica como 'imbatível'.

"Cria-se todo um clima de dominação plena que intimida para valer os adversários. Isso foi visto nas últimas disputas. É o cara a ser batido e talvez nunca conheça a derrota no UFC", disse o ex-campeão.

"Não dá para ver muita coisa de judô no padrão de luta, apenas em algumas pegadas de braço e clinches. Mas sei que ele é muito perigoso no chão, com  jiu-jitsu (de onde vem o judô) que preza bastante os aspectos defensivos. Eles sabem usar bem as pernas longas para estabilizar a guarda, e tem finalizações bem treinadas", emendou Aurélio.

Atualmente vereador em São Paulo pelo PR (Partido da República), o ex-judoca não se considera grande entendedor de MMA, mas afirmou que sempre acompanha as lutas. "O preparo físico e técnico dos lutadores é monstruoso. Não minha época não era muito divulgado. Mas nem sei se teria coragem de encarar", brincou.

Fonte: www.tatame.com.br

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Lyoto Machida à espera de uma luta no UFC

Por Guilherme Cruz
Foto Eduardo Ferreira


Lyoto Machida venceu Randy Couture em sua última aparição no UFC, mas ainda não tem data certa para voltar à jaula. No último fim de semana, o carateca embarcou rumo ao Rio de Janeiro para tentar negociar com os cartolas do UFC, mas foi em vão.

“Até agora nada, estou aguardando a oportunidade. Acho que devo lutar no final de novembro ou início de dezembro, até pelo tempo que teria para me preparar, mas o pessoal (do UFC) não falou nada”, conta o atleta, que em entrevista exclusiva à TATAME (leia aqui na íntegra) comentou a possibilidade de enfrentar Phil Davis, elogiou as vitórias de Minotauro, Anderson e Shogun no UFC Rio e se mostrou disposto a negociar com um clube de futebol. “Quem sabe o Santos”, brinca.


FONTE: http://www.tatame.com.br

Lyoto Machida à espera de uma luta no UFC



Lyoto Machida venceu Randy Couture em sua última aparição no UFC, mas ainda não tem data certa para voltar à jaula. No último fim de semana, o carateca embarcou rumo ao Rio de Janeiro para tentar negociar com os cartolas do UFC, mas foi em vão.

“Até agora nada, estou aguardando a oportunidade. Acho que devo lutar no final de novembro ou início de dezembro, até pelo tempo que teria para me preparar, mas o pessoal (do UFC) não falou nada”, conta o atleta, que em entrevista, comentou a possibilidade de enfrentar Phil Davis, elogiou as vitórias de Minotauro, Anderson e Shogun no UFC Rio e se mostrou disposto a negociar com um clube de futebol. “Quem sabe o Santos”, brinca.

Fonte: www.tatame.com.br

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

"O Shogun treinado é o melhor do mundo"



Ex-campeão meio-pesado do UFC, Maurício Shogun mostrou que a preparação física estava em dia em sua primeira luta após a perda do cinturão. O brasileiro atropelou o também ex-campeão, Forrest Griffin, diante de mais de 15 mil fãs presentes no HSBC Arena, no UFC Rio. Ex-lutador de MMA e irmão de Shogun, Murilo Ninja está confiante na volta por cima de Maurício e analisou a importância da mudança de ares do ex-campeão, que fez um camp de três meses com Rafael Cordeiro, na Kings MMA.

“Ele mostrou que voltou a ser o mesmo Shogun de antes, ele é um cara muito talentoso, estava muito bem preparado e conseguiu essa vitória maravilhosa através de um golpe que é o forte dele: o direto aplicado no contragolpe. O que influenciou bastante nessa ida dele para os Estados Unidos foi o foco, pois ele não ficou com a cabeça em outras coisas, como casa, família, esse foi o grande diferencial, ele ficar focado apenas no treinamento”, comentou Ninja, que ficou surpreso com o rápido desfecho da peleja.

“Eu esperava uma vitória convincente, mas de certa forma esse nocaute rápido me surpreendeu, pois o Forrest é um cara duro, que fez excelentes lutas com vários atletas, inclusive com o meu irmão, mas o Shogun teve a felicidade de entrar um golpe muito forte e conseguiu esse nocaute no primeiro round. Isso é fruto do árduo trabalho que ele desenvolveu com o Rafael Cordeiro nos Estados Unidos”, disse Murilo.

Murilo acredita que seu irmão já voltou para o “bolo” da categoria e já pensa em uma revanche contra o campeão Jon Jones.

“O meu irmão bem treinado é o melhor do mundo. Agora o meu irmão já volta para a rota de colisão, não sei os planos do UFC, mas acredito que ele deva enfrentar o Rashad ou Quinton Jackson e, em breve terá uma nova chance com o Jon Jones. Ele estando bem preparado e com o físico em dia, como ele está hoje, tem plenas condições de recuperar o cinturão dele em uma possível revanche com o Jon Jones”, concluiu.

Fonte: www.tatame.com.br