Uma das características do Boxe Tailandês, que contribui para torná-lo mais atraente, é o acompanhamento musical (música de fundo).
Uma outra particularidade é o ritual executado pelos lutadores antes do início do combate. Uma orquestra composta por tambores, címbalos e flautas de Java acompanham a luta ritimicamente. É importante que cada um dos músicos conheça bem o Boxe Tailandês.
O ritual que antecede a luta (Ram muay) é executado de acordo com as antigas tradições. Inicialmente, o boxeador cumprimenta o público, fazendo uma reverência e mantendo as mãos acima da cabeça. Os técnicos recebem saudação semelhante. A seguir, são executados movimentos lentos, semelhantes aos de uma dança que, em verdade, simbolizam os movimentos do Boxe Tailandês.
Traduzindo de maneira grosseira, o Ram Muay significa “afugentar o medo do coração” e a principal finalidade dessa apresentação é a de que o boxeador se concentre para a luta. Todo este ritual pode durar alguns minutos e aqueles que tiverem bons conhecimentos de Boxe Tailandês estarão aptos a reconhecer a que escola o boxeador pertence, após vê-los executar estes movimentos.
Após cada um dos lutadores ter terminado seu ritual, se dirigem para cantos opostos do ringue, onde receberão as últimas instruções do treinador e do segundo. A seguir esperam que soe o gongo. Pouco antes do início da luta, os boxeadores retiram as testeiras (mong-kon) de suas cabeças, usadas durante o ritual e que fazem parte da vestimenta tradicional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário