sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Muay thai - Barriga sarada, coxas torneadas e mais uma porção de benefícios




Veja abaixo a matéria publicada em 27/11/2010, no site da Globo.com e da Ana Maria Braga, com participação da RAMUAII Sports Combat e do Professor Rodrigo Estivalli

Barriga durinha, coxas firmes e torneadas, panturrilha e braços definidos, quilos a menos na balança... que mulher não quer esta conquista e em pouco tempo? Entediadas com os movimentos enfadonhos da musculação, muitas delas estão entrando em campo (ou melhor, no ringue) que outrora era predominantemente masculino: o das artes marciais.

"Além de todo o preparo físico, cardiorrespiratório e de deixar o corpo em forma, o muay thai é uma arte marcial muito objetiva, que trabalha muito a autoconfiança, além de ser uma excelente defesa pessoal", conta o professor Rodrigo Estivalli, que treina há 13 anos e resolveu dar aula para mulheres quando percebeu que elas tinham muito mais força de vontade que os homens. "Dou aula para mulheres de 55 anos que treinam muito melhor que muitos homens de 20, basta força de vontade", esclarece o lutador.

Quem pisa no tatame pela primeira vez não consegue abandonar o esporte. "A sensação de bem-estar que tenho depois de uma aula de muay thai não consigo atingir com nenhum outro exercício. Chego estressada do trabalho e uma única sequência de socos e chutes no Bob é suficiente para me fazer relaxar", conta Camila Mendes, que já chegou a descontar a raiva do namorado no boneco. "Coloquei tudo pra fora e evitei uma briga", desabafa. O Bob, boneco que virou alternativa para o saco de pancadas, vira e mexe ganha apelidos. De namorados galinhas a chefes durões: terapia garantida!

E quem investe na luta geralmente nota uma perda no percentual de gordura do corpo. "É mais fácil perceber a perda de peso por que é um treinamento bastante intenso, pessoas preguiçosas não dão certo no muay thai", explica Rodrigo. Se o corpo fica modelado e definido? "É só imaginar você dando socos, joelhadas e chutes (mais o aquecimento, o alongamento e os abdominais) durante 1h30", conclui.

O professor, que notou uma crescente busca por aulas particulares de muay thai, diz que não pega pesado no início, já que ensina a técnica primeiro. Mas, com o passar do tempo, o treino fica igual ao dos homens. "Respeitando os limites e a vontade de cada um", conta. Pra quem já está pensando em incorporar a luta à lista de atividades diárias, mais um benefício: no muay thai faz-se mais de 300 abdominais por aula. Com tantos movimentos, fica difícil continuar com aquela barriguinha saliente. "Muitas mulheres que nunca imaginaram fazer uma arte marcial, muito menos o muay thai, começam e acabam levando tanto jeito e gostando tanto que treinam a vida inteira", entrega Rodrigo.

Se você acha que os lutadores estão se importando com a invasão feminina nos ringues, se engana. "Os homens que são do meio das artes marciais não tem preconceito nenhum, nem com praticantes, muito menos com atletas mulheres, já os homens da sociedade como um todo, vejo até uma admiração pelas praticantes", conclui.

Fonte: http://globo.com/anamariabraga
Foto: Alunos Ramuaii Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário