segunda-feira, 31 de maio de 2010

Consequências do Nocaute

Como telespectador e fã de Boxe e MMA, além das finalizações (MMA), não há nada mais empolgante do que assistir ao fim do tempo regulamentar do combate por nocaute. Apesar de ser algo quase hipnótico e querer visualizar em minúcias o desfalecimento momentâneo do outro lutador, um trauma na cabeça mais grave ou a sucessão deles em níveis variados podem trazer consequências devastadoras ao atleta.

Muhammad Ali, um dos melhores boxeadores de todos os tempos, aos 42 anos de idade, daria inicio a uma série de sintomas que o acompanham até os dias de hoje: tremores, lentidão de movimentos, fala arrastada e inexplicável fadiga. O Neurologista Stanley Fahn, examinou-o na Universidade de Columbia, referência mundial em diagnóstico e tratamento da doença de parkinson, e diagnosticou seu "parkinsonismo".

Em seguida, a imprensa e os fãs começaram a questionar se foi o Boxe o principal causador da doença. Não havia nenhuma forma de afirmar, categoricamente, que foi o Boxe a principal causa. O fato é que, pelas informações científicas na época, o que poderia ser afirmado é que ele desenvolveria a doença, mesmo se fosse um bailarino, contador ou profissional de qualquer outra área.

Entretanto, modalidades como o Boxe, na qual a probabilidade de lesões no cérebro são maiores comparados ao MMA, por exemplo, sempre existe o risco de traumas na cabeça e lesões no cérebro, do mesmo modo que existe grande possibilidade de L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo) em indivíduos que passam boa parte do tempo digitando no trabalho, sem condições ergonômicas adequadas de teclado e/ou cadeira.

Em 1928, o patologista Harrison Martland, descrevia uma síndrome, na qual percebia que boa parte dos atletas pareciam bêbados fora dos ringues. Estimou que metade de todos os pugilistas veteranos profissionais tinha a doença. Dentre eles, lutadores lendários como Joe Louis, que desenvolveu sintomas de demência e Sugar Ray Robinson, que morreu com a doença de Alzheimer.

Atualmente, os especialistas utilizam outros termos para denominar a síndrome de "bêbado": traumatismo crônico crânio-encefálico, encefalopatia crônica traumática, encefalopatia do pugilista e "demência pugilistica", termo médico recente utilizado para descrever os casos mais graves. Além desse, a literatura agora também tem uma nova denominação: "parkinsonismo pugilistico". Já é consenso que vítimas em função de lesões no cérebro são mais propensas a desenvolver doença de Alzheimer do que Parkinson.

Por outro lado, parece existir um vínculo genético entre a doença de Alzheimer e lesões traumáticas. Uma variação genética comum conhecida como ApoE4, tem sido associada a um aumento na gravidade da lesão cerebral de lutadores com mais de 12 lutas profissionais registradas. Em estudo prévio, foi sugerido que alguns indivíduos podem ser geneticamente mais predispostos a sofrer dano neurológico em razão de golpes na cabeça.

Os sintomas de doenças neurológicas em lutadores podem ser observadas sob 3 aspectos:

• Motor - Fala um pouco arrastada, é um dos primeiros sinais de danos cerebrais. Outras deficiências comuns são: falta de coordenação, movimentos lentos, voz enfraquecida, rigidez, problemas de equilíbrio e tremores;

• Cognitivo - Com aplicação de alguns testes, é verificado facilmente que os atletas apresentam baixa concentração, déficits de memória e diminuição da velocidade mental (raciocínio). Além disso, com o agravamento, o lutador pode apresentar amnésia profunda, déficits de atenção,

lentidão de pensamento;

• Comportamental - Os sinais mais comuns incluem irritabilidade, falta de discernimento, paranóia e explosões de violência e fúria, muitas vezes, "inexplicáveis".

Já em 1969 um estudo realizado por pesquisadores britânicos descobriu que um em cada seis pugilistas profissionais aposentados sofriam de graves danos cerebrais. Os sintomas começaram a aparecer, em média, 16 anos depois do fim da carreira. Os que lutaram mais (além dos 28 anos), estatisticamente, foram considerados de maior risco, assim como os que tinham derrotas no cartel, especialmente por nocaute. Sugeriu-se que a cada trauma mais contundente e/ou nocaute, ocorra perturbação na fisiologia normal do indivíduo, com danos irreparáveis às células nervosas.

Outra teoria sustenta que os golpes na cabeça causem distúrbios substanciais à química do cérebro, conduzindo a resposta imune com danos ao sistema nervoso central.

O MMA e o Boxe são esportes em que "ferir" um oponente é um objetivo explícito: atingindo e danificando o cérebro, por nocaute (MMA ou Boxe), ou lesionando articulações e ligamentos (no caso das finalizações "articulares" realizadas no MMA). Esse fato inequívoco conduziu uma reviravolta e mobilização de diversas associações médicas, solicitando a abolição do Boxe e, posteriormente, do MMA (principalmente nos Estados Unidos).

Hoje, por intermédio das comissões atléticas que sancionam os dois esportes nos EUA, foram decretadas regras de saúde rigorosas, objetivando manter a integridade dos atletas. Dentre as principais, estão: realização de ressonância magnética (anual e, porventura, antes de algum combate caso seja solicitado); proibição de participação por período determinado em um próximo combate para aqueles que perderam seis vezes consecutivas (independentemente do modo como perdeu) ou em três lutas consecutivas (se a perda foi por nocaute ou nocaute técnico).

Concluímos este artigo salientado que essas medidas foram muito importantes para minimizar os problemas associados a golpes na cabeça e possíveis implicações diretas à saúde dos atletas. Todavia, não resolve em definitivo o principal desafio, que é quando a lesão se torna crônica, já instaurada. A preocupação da comunidade científica agora é de encontrar marcadores pré-clínicos, para tentar identificar sinais de lesão antes de o lutador apresentar sintomas permanentes. Assim, poderia até ser recomendado previamente que interrompa a carreira antes de um acontecimento trágico, como a morte, por exemplo.

* Leandro Paiva é colaborador especial da TATAME, autor do livro Pronto Pra Guerra, mantém um Blog diário e possui um canal de TV abordando todos os aspectos da preparação de lutadores.

Referência:

1) Clancy, F. The Bitter: Head blows from boxing can cause dementia and Alzheimer’s. Can the same chronic brain injury also lead to Parkinson’s? Neurology Now, p.24-25, 2006;

2) Paiva, L. Pronto Pra Guerra: Preparação Física Específica para Luta e Superação. Amazonas: OMP Editora, 2009.

Rampage: Essa luta vai me assombrar

UFC 114 - Quinton Rampage Jackson vs. Rashad Evans


Ex-campeão do UFC, Quinton Rampage Jackson estava com sede de vitória contra Rashad Evans. Além de bater seu rival, a vitória daria ao americano a chance de disputar o título do UFC, mas ele acabou esbarrando na estratégia de Rashad.

“Ele foi mais forte e rápido do que eu esperava. Não era segredo que ele tentaria usar o Wrestling comigo, ele teve uma grande estratégia e funcionou bem para ele”, afirmou Rampage, que não esqueceu a rivalidade criada nas gravações do reality show The Ultimate Fighter, acreditando que a derrota para Rashad o “perseguirá”.

“Quero voltar o mais rápido possível... Essa luta vai me assombrar por muito tempo. Se alguém me vence, não importa como me vence, eu o respeitarei. Mas eu não vou esquecer as coisas que ele me disse, então pode beijar o meu traseiro negro (risos)”, brincou o gringo, que ouviu a pronta resposta de Rashad. “Eu sinto da mesma maneira, cara. Pode beijar o meu também”, rebateu Evans.

sábado, 29 de maio de 2010

Dana White quer fazer 100 UFCs por ano

Dana White


Presidente do UFC, Dana White parece não estar satisfeito com o crescimento de seu evento. O poderoso chefão, que acaba de abrir um escritório no Canadá, anunciou que está de olho no mercado chinês. “Agora estamos indo para Europa, Austrália e Inglaterra, mas em breve estaremos abrindo um escritório na China. Nós estamos trabalhando agora no The Ultimate Fighter para o Canadá, mas em breve teremos o The Ultimate Fighter China”, disse White ao site MMAJunkie. Após desbravar o mercado chinês, White tem planos ainda mais ambiciosos. “Nós compramos essa empresa e estávamos fazendo cinco eventos por ano. Se você me dissesse há seis anos atrás que nós iríamos fazer 34 eventos em um ano eu diria que é impossível, que isso nunca iria acontecer, é loucura. Mas agora acredito que podemos chegar a fazer 100 eventos por ano”, finalizou Dana.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

UFC 114 - Acompanhe ao vivo

UFC 114


Finalmente o UFC preparou a tão aguardada luta entre os ex-campeões Rashad Evans e Quinton Jackson. A mesma estava programada para o UFC 108, mas teve que ser reagendada por compromissos de Rampage.

Rampage é uma lenda do esporte, principalmente no Pride. No UFC foi campeão após vencer Chuck Liddell no UFC 71. Seu forte é a trocação, porém possui um wrestling de um bom nível. Seu cartel é de 30-7 com lutas históricas e sempre com muitas provocações como ocorre nessa contra o Evans.
Rashad Evans possuiu um bom wrestling, mas seu ponto principal é seu boxe muito bem preparado. Foi o vencedor do The Ultimate Fighter 2, possui um cartel de 14-1-1 só perdendo quando defendeu o cinturão para Lyoto Machida. Nocauteou Chuck Liddell e Forrest Griffin em sua carreira.
No card que está recheado de boas lutas, teremos Minotouro contra Jason Brilz, em sua última apresentação vimos um Minotouro usando boa técnica de boxe e tática de luta, o que também não pode ser descartado é a excelente técnica de solo do Jason Brilz, apesar de Minotouro ser bem superior nesse quesito.
Será uma grande festa, e como aquecimento teremos excelentes lutas preliminares, como a do brasileiro Luis Cane, o Banha. Ele possui na trocação sua maior arma e fará sua sexta luta no UFC, onde ele está com 3 vitórias. Sua última aparição foi no UFC 106 contra Minotouro e acabou derrotado por TKO no primeiro round. Confira o card principal do UFC 114:
Quinton Jackson Vs. Rashad Evans c
Michael Bisping Vs. Dan Miller
Todd Duffee Vs. Mike Russow
Antonio Rogerio Nogueira (Minotouro) Vs. Jason Brilz
Diego Sanchez Vs. John Hathaway
Todas essas feras no Octagon e você vai ficar fora dessa? Compareça no próximo sábado, 29/05, a partir das 22hs no Bar Mooca, no bairro do Mooca, e acompanhe esse grande evento com o site OLutador.com
ENTRADA GRATUITA
SORTEIO DE VÁRIOS BRINDES

Bar Mooca
Endereço: Rua Doutor João Batista de Lacerda, 728 - Mooca - São Paulo - SP
Telefone: (11) 2606-7064

www.barmooca.com.br

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Paulistas se reúnem para assistir o UFC 114

UFC 114


Com o MMA cada vez mais popular e o sucesso dos lutadores brasileiros, muitos bares têm investido na compra de pay-per-view e cada vez mais grupos de jovens se reúnem para assistir as lutas dos brasileiros. No UFC 114, que acontece nesse sábado (29), além da luta principal entre Rashad Evans e Quinton Jackson, dois brasileiros vão entrar em ação: Rogério Minotouro e Luiz Banha. Uma boa dica para os paulistanos que querem ver as pelejas dos brazucas é o Bar Mooca, localizado no bairro da Mooca, em São Paulo. Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones (11) 9867-1308 e (11) 7855-2541.

Santiago coloca título em jogo contra Misaki

Jorge Santiago


Vindo de vitória sobre Mamed Khalidov, Jorge Santiago já sabe quando voltará ao ringue do Sengoku. Segundo reportagem do site MMAJunkie, o brasileiro colocará seu cinturão dos pesos médios em jogo contra o japonês Kazuo Misaki no Sengoku 13, evento programado para o dia 20 de junho em Tóquio, Japão. O mesmo evento terá a disputa do cinturão dos pesos penas entre Masanori Kanehara e o brazuca Marlon Sandro.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Anderson: Estou focado na minha categoria

Anderson Silva


Campeão peso médio do UFC, Anderson Silva está soberano na categoria. Após defender o cinturão seis vezes, além de dois massacres na categoria acima, Anderson treina forte para colocar o título em jogo contra Chael Sonnen, no UFC 117.

“Os treinos estão indo muito bem... Estou treinando nos Estados Unidos e estamos trabalhando bastante. Espero fazer uma boa luta e poder continuar com o cinturão, é claro”, afirmou o campeão, após uma breve temporada na Tailândia, onde treinou para afiar o Muay Thai. “Foi bacana... Foi por pouco tempo, mas foram ótimos”, conta.

Especialista na luta em pé, Anderson conta que está treinando algumas cartas na manga para escapar do eficiente ground and pound do americano. “Eu estou treinando com o Mark Muñoz, ele está me ajudando muito nesta parte. Eu somente espero fazer uma boa luta com Sonnen, independente do resultado”, garante o faixa-preta de Jiu-Jitsu.

Sobrando entre os médios, Anderson viu seu nome envolvido na possibilidade de subir em definitivo para os meio-pesados. Segundo Dana White, caso Anderson vença Sonnen e Vitor Belfort, ele faria de tudo para o lutador subir de peso e abandonar o cinturão dos médios. “Estou focado na minha categoria e pretendo manter assim, na mesma categoria”, decreta.

Treinando nos EUA, o campeão acompanha de perto os treinos de Rogério Minotouro, que se prepara para enfrentar Jason Brilz no UFC 104, que acontece neste sábado. “Eu acho que o Minotouro está na melhor fase da vida dele”, elogia Anderson, confiante na vitória. “Eu acredito que ele vá vencer pelo que vi nos treinos, ele está forte e muito bem preparado”, finalizou.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Bisping: Quero lutar com o Anderson

Bisping


Vindo de derrota para Wanderlei Silva, o falastrão Michael Bisping voltará ao octagon do UFC neste sábado contra Dan Miller, mas soltou o verbo contra Anderson Silva, campeão da categoria. “Acho que todos querem enfrentar Anderson Silva depois daquela luta contra o Demian Maia... Eu quero lutar com ele depois daquilo”, dispara Bisping à ESPN, garantindo que sua reação seria partir para cima do brasileiro caso ele “brincasse” na luta. “Se ele tentasse aquela merda comigo ele levaria um bem no queixo... Eu não consegui entender, e para ser honesto acho que o Demian venceu os últimos dois rounds”, afirmou o inglês.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Jungle: Gil Freitas e Massaranduba brilham

Gil Freitas


Com casa cheia e infra-estrutura impecável, a vigésima edição do Jungle Fight, que acabou a pouco no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, era expectativa de mais um grande show. Apesar do card com muitos estrangeiros e poucos atletas conhecidos do cenário nacional, as edições anteriores do Jungle tinham surpreendido o público com bons combates entre atletas desconhecidos, o que dava bastante crédito ao evento. Mas dessa vez as lutas deixaram a dever.

Pela primeira vez, o show de Wallid Ismail foi transmitido ao vivo para os Estados Unidos, através da ESPN, mas o Jungle Fight acabou não fazendo uma boa estréia. Com lutas monótonas e algumas de baixo nível técnico, quem salvou o evento foi Francisco Massaranduba e Gil Freitas, que venceram Flávio Álvaro e Edilberto Crocotá, respectivamente.

Companheiro de Paulo Thiago e Rani Yahia na Constrictor Team, Francisco Massaranduba vinha de uma boa vitoria sobre Junior Buscapé, quando finalizou o ex-lutador do Pride com uma leg-lock. Encarando o experiente Flávio Álvaro, Massaranduba começou partindo para cima e consegui um knock down com um direto. No segundo assalto, Flavio devolveu o kncok down com um cruzado, mas Massaranduba recuperou rapidamente e partiu paras dentro de Flávio Álvaro, conseguindo outro knock down e terminando a luta com golpes no solo.

Gil Freitas perto do cinturão do Jungle

Depois de muitas provocações durante a semana que antecedeu ao evento, Gil Freitas e Edilberto Crocotá finalmente ficaram frente a frente para resolver a rivalidade. Gil contava com o apoio de sua torcida, enquanto Crocotá era bastante hostilizado, já que na edição anterior, quando venceu Pedro Iriê, declarou ao microfone que havia comprado São Paulo e recebeu uma sonora vaia. Gil Freitas adotou uma tática perfeita e anulou o Boxe de Crocotá acertando bons low kicks e conectando com perigosos cruzados, Gil também conseguiu boas quedas, o que lhe deu uma ligeira vantagem e a vitória na decisão unânime dos juízes. A quarta vitória seguida no Jungle coloca Gil Freitas na reta para disputar o cinturão até 77kg do evento. Confira abaixo os resultados completos.


RESULTADOS COMPLETOS:

Jungle Fight 20
Ginásio do Pacaembu, São Paulo
Sábado, 22 de maio de 2010



Kickboxing (título brasileiro até 77kg):
Thiago Michel derrotou César Almeida na decisão unânime dos juízes;

MMA:
Tiago Bodão derrotou Luis Matoso por TKO aos 2min21s do 3R;
Marcelo Guimarães finalizou Ivan El Terrible (Chile) com um mata-leão a 1min35s do 1R;
Fabio Bispo empatou com Fernando El Gato (México);
Fernando Pitbull (Argentina) derrotou Jonatas Ortega (Chile) na decisão unânime dos juízes;
Francisco Massaranduba derrotou Flavio Álvaro por TKO aos 4min1s do 2R;
Nino Crazy Boy (México) derrotou Francisco Viñuelas (Espanha) na decisão unânime dos juízes;
Gil Freitas derrotou Edilberto Crocotá na decisão unânime dos juízes.

sábado, 22 de maio de 2010

Strikeforce: Overeem passa no antidoping

Alistair Overeem


O holandês Alistair Overeem conquistou o cinturão do Strikeforce em 2007, mas sua primeira defesa de cinturão só aconteceu neste mês, contra Brett Rogers. Neste período, o atleta lutou 13 vezes em eventos internacionais, e seu impressionante crescimento muscular deixava os fãs com uma pergunta na cabeça: será que Overeem estava “fugindo“ dos ringues americanos por causa dos exames antidoping? Porém, toda a especulação foi por água abaixo com os resultados dos exames após o Strikeforce, que deram negativo para os seis atletas que foram submetidos a teste, incluindo Overeem.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Demian avisa: Já estou louco para voltar

Demian Maia


Pouco mais de um mês após perder para Anderson Silva em disputa de cinturão no UFC, Demian Maia já voltou aos treinos. Após uma breve temporada no Havaí, o paulista se concentra e já está sedento pelo retorno ao octagon do UFC. “É uma delícia lá. Aproveitei para curtir quatro dias. Mas já está tudo normal. Voltei aos treinos leves há duas semanas. Nessa semana eu já estou com um esquema novo de treino, como se eu fosse lutar”, contou o faixa-preta, animado para o retorno. “Já estou louco para voltar”.

Demian ainda não sabe quem será seu adversário, mas analisa os prováveis candidatos. “O peso está muito mexido, mas tem uns cinco ou seis caras tops. Desses cinco ou seis eles têm que ver quem já tem luta marcada e quem não tem, para arrumar um cara para lutar comigo. Essa matemática é sempre complicada, sempre demora um pouco”, explica o paulista, acreditando que seu adversário pode ser Alan Belcher, Michael Bisping, Yoshihiro Akyiama ou Vitor Belfort. “Ainda não falaram nada, mas todos esses são fortes, tops. Acredito que o Vitor vá recuperar o braço e lute com o Anderson, mas os outros são todos possíveis”, finalizou.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Crocotá: Sou o Michael Jackson do ringue

Ediberto Crocotá


No dia 22 de maio, o Ginásio do Pacaembu em São Paulo, será palco de mais um Jungle Fight. A vigésima edição do evento promete pegar fogo, pelo menos no que depender da rivalidade que ronda a luta entre Gil Freitas e Ediberto Crocotá. Após vencer o paulista Pedro Iriê no Jungle Fight 18, Crocotá disse que a Bahia havia comprado o estado de São Paulo.

O paulista Gil Freitas não gostou do que o baiano falou, mas Crocotá dá sua versão sobre a declaração que gerou polêmica. “Ele ficou chateado sobre a declaração que eu dei dizendo que a Bahia tinha comprado São Paulo, para botar a torcida contra mim. Mas eu disse isso porque me sinto muito bem em São Paulo, as pessoas são bem legais e falei isso porque sinto que faço parte dessa cidade. Já lutei duas vezes lá, é terra de gente muito boa”, disse o baiano, que apimentou ainda mais o combate.

“Vou atrás do nocaute e acho impossível ele me nocautear... Se ele for tentar me derrubar ou vai conhecer o meu chão ou vai ser nocauteado. Ele disse que vai me nocautear? A realidade é bem diferente, já que eu não vou entrar com as mãos amarradas no ringue. Essas declarações que ele deu só dão vontade de bater mais nele, quero bater nele o tempo todo, mas se ele vier pro chão vou ficar muito agradecido”, disse Crocotá, garantindo que vai entrar para dar show.

“Eu sou o Michael Jackson dos ringues porque me preocupo com as pessoas que pagam ingresso para me ver e entro sempre para dar show. Estou com meu Boxe, Muay Thai e Wrestling afiados, treinos com Cigano, Minotouro, só feras. Vou entrar para bater nele o tempo, vai ser tempo ruim o tempo todo. Espero fazer um bom show para o público”, promete o faixa-preta, que quer voltar ao UFC, e já pensa no número um do mundo: “avisa para o GSP que eu vou lá tomar aquele cinturão dele”, finalizou o casca-grossa.

CARD COMPLETO (sujeito a modificações):

Jungle Fight Championship by Pretorian
Ginásio do Pacaembú, São Paulo
Sábado, 22 de maio de 2010


MMA:
Gil de Freitas (Barbosa) enfrentará Edilberto Crocotá (Champion);
Franscisco Jose Viñuelas (Espanha) enfrentará Nino Marroquin (México)
Francisco “Massaranduba” Drinaldo (Construction Team) enfrentará Flávio Álvaro (Pamplona/Gibi);
Tiago Bodão (Peso Pesado Furacão) enfrentará Luis Matoso (Claudio Godoy Team);
Fabio Bispo (Pamplona /Gibi) enfrentará Fernando Rodriguez (México);

Título Brasileiro de Low Kicks:

Marcos Pezão (SP) enfrentará Kleverson Dionizio da Silva (PR).

Shogun ainda dá pesadelos a Rampage

Maurício Shogun


Maurício Shogun entrou como azarão no GP middleweight do Pride e logo desbancou um dos favoritos, Quinton Rampage Jackson, com um espetacular nocaute no primeiro round. Cinco anos depois, o curitibano voltou ao topo do mundo ao conquistar o cinturão do UFC, e a possibilidade de se reencontrar com Rampage é cada vez maior.

Durante uma conferência com a imprensa por telefone, o presidente da organização, Dana White, confirmou que o vencedor da luta entre Rampage e Rashad Evans, no UFC 114, encara Shogun pelo título, e Rampage já pena na revanche contra o brasileiro.

“A luta com o Shogun me assombra desde então. Eu nunca devia ter aceitado essa luta. Eu estava lesionado nessa luta, mas eu era um jovem super confiante e achava que ninguém poderia me machucar. Eu só estava de olho no dinheiro”, afirmou Rampage.

"Agora eu ouço o Rashad falando mal e eu não consigo explicar como isso me deixa. Eu quero machucar Rashad e depois Shogun. Estou com muita raiva... Preciso colocar aquele cinturão de volta na minha cintura”, disse.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Frédson e Hermes lutam no UFC Fan Expo

Frédson Paixão


No mesmo final de semana em que o UFC realiza sua 114ª edição, a organização americana está preparando uma série de atrações especiais para a UFC Fan Expo. Uns dos destaques serão super lutas de grappling, e tem brasileiros na jogada. No dia 28 de maio, Hermes França, ex-lutador do UFC e ex-campeão do WEC, enfrentará o jovem Bill Cooper. No dia seguinte, Frédson Paixão, peso pena do WEC, encara o japonês Caol Uno, enquanto Jeff Glover encara Javier Vazquez, também do WEC. “Para os fãs do Wrestling, será uma oportunidade incrível de ver alguns dos melhores lutadores de chão competindo”, se anima Dana White, presidente do Ultimate.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Cyborg enfrenta estreante no Strikeforce

Cris Cyborg


Após três vitórias por nocaute no Strikeforce, incluindo um massacre sobre a estrela americana Gina Carano, a chuteboxer Cristiane “Cyborg” colocará o cinturão feminino em jogo contra Jan Finney, que fará a sua estreia na organização americana após vencer quatro lutas consecutivas. Em 15 lutas na carreira, Finney possui sete derrotas. Segundo reportagem do site MMAJunkie, o duelo pelo título acontece no dia 26 de junho, mesma noite em que Fabrício Werdum encara Fedor Emelianenko.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Roger Gracie vs Kevin Randleman Strikeforce

Assista agora a luta entre Roger Gracie vs Kevin Randlemanque aconteceu no STRIKE FORCE nos Estados Unidos no último sábado.

Roger e Jacaré dão show em noite brazuca

Roger Gracie


Roger Gracie, Ronaldo Jacaré, Antônio Pezão, Rafael Feijão e Kiko France... Com exceção de Vitor Shaolin, que acabou superado na decisão dividida dos juízes, a noite brasileira foi perfeita no Strikeforce. Confira abaixo todos os detalhes do evento, além do resultado do combate entre Pedro Rizzo e Gary Goodridge no Washington Combat.

ROGER MOSTRA A EFICIÊNCIA DO JIU-JITSU

Oito vezes campeão mundial de Jiu-Jitsu na faixa-preta, Roger Gracie mostrou a superioridade do seu jogo de chão contra Kevin Randleman, um experiente ex-campeão do UFC. Após um primeiro round morno, Roger derrubou o americano com joelhadas no clinche, montou e chegou rapidamente às costas, trabalhando com calma até conseguir o mata-leão. Grande vitória do Gracie, que vai descansado para o Mundial 2010.

JACARÉ DOMINA E VENCE POR PONTOS

Mais um grande nome do Jiu-Jitsu em ação na noite, Ronaldo Jacaré não deu chances a Joey Villasenor. Faixa-preta da arte suave, Jacaré dominou a luta em pé e no chão, castigando Villasenor durante grande parte da luta. O único momento favorável ao gringo foi nos últimos minutos. Já era tarde, e o brasileiro levou a melhor na decisão dos juízes.

OVEREEM ATROPELA GIGANTE AMERICANO

Sem colocar o cinturão dos pesados em jogo por mais de dois anos, Alistair Overeem finalmente voltou ao octagon do Strikeforce, disputando o título contra Brett Rogers, que vinha de derrota para Fedor Emelianenko. E o retorno de Overeem aos Estados Unidos durou apenas pouco mais de três minutos. Com um ground and pound agressivo, o holandês castigou o americano e venceu por nocaute técnico.

RAFAEL FEIJÃO NOCAUTEIA GRINGO

Com Anderson Silva em seu corner, Rafael Feijão fez bonito contra Antwain Britt. O gringo até começou bem, tentando pressionar o brasileiro na grade e trabalhar no clinche, mas Feijão usou bem as joelhadas e partiu para cima do adversário, derrubando-o na trocação com pouco mais de um minuto para o fim do round, faturando sua segunda vitória no Strikeforce por nocaute.

PEZÃO DERROTA EX-CAMPEÃO DO UFC

Ex-campeão do UFC, Andrei Arlovski é conhecido pelo Boxe eficiente, mas foi o brasileiro Antônio Pezão que dominou a trocação no primeiro assalto, deixando o bielorrusso com o rosto sagrando ainda nos primeiros minutos. O ritmo da luta baixou bastante nos dois rounds seguintes, mas foi o bastante para o brazuca vencer por pontos, dando a Arlovski sua terceira derrota consecutiva.

SHAOLIN PERDE NAS PRELIMINARES

Em sua estreia no Strikeforce, Vitor Shaolin lutou no card preliminar contra Lyle Beerbohm. Num primeiro round sem muita ação, os dois atletas trabalhando a trocação, com Shaolin insistindo nos jabs. No assalto seguinte, o brasileiro tentou trabalhar o Jiu-Jitsu, mas não conseguiu bater o americano. Após mais cinco minutos de luta, a decisão ficou nas mãos dos juízes, que deram a vitória a Beerbohm, que segue invicto com 14 triunfos.

“KIKO” FRANCE FINALIZA RÁPIDO

Primeiro brasileiro a entrar em ação, Francisco “Kiko” France foi rápido no gatilho. Após colocar Lee Brousseau para baixo, ele chegou às costas do gringo e encaixou o mata-leão, conseguindo a vitória a 1min27s de luta. Também por mata-leão, Mike Chandler e Matt Ricehouse bateram seus adversários, enquanto Tomas Aaron ficou com a vitória com uma rápida guilhotina.



RESULTADOS COMPLETOS:

Strikeforce "Heavy Artillery"
Missouri, Estados Unidos
Sábado, 15 de maio de 2010

Card principal:

Alistair Overeem derrotou Brett Rogers por nocaute técnico a 3min40s do R1;
Antônio “Pezão” Silva derrotou Andrei Arlovski na decisão unânime dos juízes;
Ronaldo “Jacaré” Souza derrotou Joey Villasenor na decisão unânime dos juízes;
Roger Gracie finalizou Kevin Randleman com um mata-leão a 4min10s do R2;
Rafael “Feijão” Cavalcante derrotou Antwain Britt no R1 por nocaute técnico a 3min45s do R1;

Card preliminar:
Jesse Finney finalizou Justin DeMoney com uma guilhotina a 3min22s do R1;
Lyle Beerbohm derrotou Vitor "Shaolin" Ribeiro na decisão dividida dos juízes;
Darryl Cobb derrotou Booker DeRousse na decisão dividida dos juízes;
Francisco “Kiko” France finalizou Lee Brousseau com um mata-leão a 1min27s do R1;
Mike Chandler finalizou Sal Woods com um mata-leão a 59s do R1;
Matt Ricehouse finalizou Gregory Wilson com um mata-leão a 45s do R3;
Tomas Aaron finalizou Erik Steenberg com uma guilhotina a 56s do R1.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Strikeforce: gringos querem evitar noite brazuca

Divulgação


O Brasil terá seis representantes em ação neste sábado no Strikeforce, mas os gringos querem roubar a cena. Joey Villasenor, que vem de vitória sobre Evangelista Cyborg, quer surpreender Ronaldo Jacaré. “Essa é uma luta dura, mas estou empolgado para o desafio. Será uma grande experiência. O Jacaré traz técnicas muito diferentes do que a maioria dos atletas que enfrentei nos últimos anos”, afirmou Joey.

Outro que quer estragar a noite tupiniquim é Antwain Britt, que enfrenta Rafael Feijão. “Estou super empolgado para lutar no Strikeforce e ter a chance de mostrar as minhas habilidades no sábado... Eu acho que essa luta será a luta da noite. Feijão é um lutador forte, mas ele não é forte como eu”, garante Antwain. Ex-campeão do UFC, Kevin Randleman quer evitar chegar ao chão contra o especialista Roger Gracie.

“Assisti a algumas lutas dele no Jiu-Jitsu e ele é fenomenal. Enfrentar um cara como o Roger Gracie, será uma batalha, uma partida de xadrez. Eu vou trabalhar muito as minhas mãos e minha trocação, meu Muay Thai, tentar me manter numa boa posição e fora do chão... O Roger pode ser campeão do Strikeforce, eu posso ser campeão do Strikeforce, mas estou pronto para ele”, disse.

Com a cabeça no lugar, Andrei Arlovski encara Antônio Pezão. “Essa luta é muito importante para mim. Já se passaram nove meses desde a minha última luta, mal posso esperar para lutar de novo”, afirmou o ex-campeão do UFC, garantindo que seguirá a estratégia do começo ao fim. “Preciso seguir o plano, nada de baixar a mão como quando enfrentei o Rogers. Não posso perder de novo”.

Confira abaixo imagens de um treino aberto com alguns dos nomes que estarão em ação e fique ligado para acompanhar tudo sobre o evento, que acontece neste sábado.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Jorge Santiago de olho no Strikeforce

Jorge Santiago


Campeão peso médio do Sengoku, Jorge Santiago quer respirar novos ares. Após seis vitórias no evento japonês, o atleta da American Top Team sonha em voltar aos eventos americanos, onde também se sagrou campeão. “Alguns nomes rolaram no Sengoku, mas não me deram oponente certo. Estou aqui caçando, quero ver se consigo lutar aqui nos Estados Unidos. Os eventos estão querendo, mas é conversa. Creio que em breve eu estarei lutando aqui novamente”, conta Jorge, que conquistou o GP do Strikeforce em 2007, nocauteando dois adversários na mesma noite.

Em entrevista, bate-papo que você confere amanhã, Jorginho conta que seu grande desejo no momento é entrar no Strikeforce, aproveitando uma brecha em seu contrato. “Quero manter o cinturão lá e me manter ativo, procurar alguma luta por aqui. Quero ir atrás dos tops, bater de frente com eles. Tenho um caso mal resolvido com o Strikeforce, tem neguinho pagando de campeão até 84kg, mas tem que lutar comigo”, afirmou o casca-grossa, que falou sobre os treinos na ATT, a preparação de Antônio Pezão para a luta contra Andrei Arlovski, neste sábado, relembrou a revanche com Mamed Khalidov, vingando a derrota sofrida em 2009, comentou o domínio de Anderson Silva no UFC e muito mais. Fique ligado!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Jungle Fight divulga primeiras lutas para Sampa

Jungle Fight


O Jungle Fight Championship prepara uma edição especial para o dia 22 de maio. Em São Paulo, mais especificamente no Ginásio do Pacaembú, o evento de Wallid Ismail promoverá sua 20ª edição, e terá nomes de peso como Gil de Freitas, Edilberto Crocotá e Flávio Álvaro. Confira abaixo as lutas do show, que terá entrada gratuita. “Promovemos o Jungle com entrada gratuita para popularizar cada vez mais o esporte no país”, explica Wallid Ismail.

CARD COMPLETO (sujeito a modificações):

Jungle Fight Championship by Pretorian
Ginásio do Pacaembú, São Paulo
Sábado, 22 de maio de 2010


MMA:
Gil de Freitas (Barbosa) enfrentará Edilberto Crocotá (Champion);
Franscisco Jose Viñuelas (Espanha) enfrentará Nino Marroquin (México)
Francisco “Massaranduba” Drinaldo (Construction Team) enfrentará Flávio Álvaro (Pamplona/Gibi);
Tiago Bodão (Peso Pesado Furacão) enfrentará Luis Matoso (Claudio Godoy Team);
Fabio Bispo (Pamplona /Gibi) enfrentará Fernando Rodriguez (México);

Título Brasileiro de Low Kicks:
Marcos Pezão (SP) enfrentará Kleverson Dionizio da Silva (PR).

Minotouro impressionado com Shogun

Maurício Shogun


Rogério Minotouro não desgrudou da TV para acompanhar a disputa de cinturão entre Lyoto Machida e Maurício Shogun, que aconteceu no último sábado no Canadá (UFC 113). Minotouro elogiou bastante a performance de Shogun, que se tornou campeão do UFC ao nocautear o carateca, que estava invicto até então.

“Eu achei o que todo mundo achou... Porra, fiquei impressionado como foi, ninguém esperava... Ninguém imaginava mesmo”, confessou Rogério, que volta ao octagon americano contra Jason Brilz, no UFC 114. Na mesma noite, os ex-campeões Quinton Jackson e Rashad Evans disputam para ver quem terá a próxima chance pelo título, e Minotouro faz suas apostas.

“Rapaz, eu não sei, vai ser um lutão... Mas eu acho o Quinton mais forte”, aponta o baiano, sem palpites para o duelo, que seria uma reedição do combate no GP do Pride. “A gente nunca sabe o que vai acontecer. A minha torcida é pelo Shogun, sou brasileiro, mas luta é luta. O Shogun tem condições e qualidades técnicas pra ganhar do Quinton Jackson”, aposta.

TREINOS NOS EUA PARA O UFC 114

De volta ao Rio de Janeiro após uma breve temporada de treinos em Salvador, Rogério não terá descanso. Hoje à noite, o baiano fará o último treino na Cidade Maravilhosa, e embarca amanhã para os Estados Unidos, onde treina ao lado do irmão, Rodrigo Minotauro. “Estou indo atrás do meu sonho, do meu lugar ao sol”, avisa Minotouro, que quer anotar mais um nocaute no Ultimate.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Shogun encara vencedor de Rampage x Rashad

Mauricio Shogun


Maurício Shogun não tem sossego. Dois dias depois de conquistar o cinturão do UFC por nocaute sobre o invicto Lyoto Machida, o curitibano já sabe quem pode ser seu adversário. Em entrevista ao MMAFighting, Dana White, presidente da organização, revelou que o campeão defenderá seu título contra o vencedor da luta entre Quinton “Rampage” Jackson e Rashad Evans, que acontece no dia 29 de maio em Las Vegas. Caso “Rampage” vença o combate no UFC 114, o UFC casará uma revanche entre Quinton e Shogun, que se enfrentaram na primeira fase do GP do Pride. Na ocasião, Maurício atropelou o americano e seguiu imbatível até a final do torneio, conquistando o título por nocaute sobre Ricardo Arona, em 2005.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Kimbo e Paul Daley são demitidos do UFC

Paul Daley


O UFC 113, que aconteceu na noite de ontem no Canadá, foi a última noite para Paul Daley e Kimbo Slice no octagon mais famoso do mundo. Enquanto Kimbo perdeu para Matt Mitrione por nocaute, Daley caiu diante de Josh Koscheck por pontos, mas o papelão de Daley, socando Koscheck após o soar do gongo, foi a gota d’água para Dana White mostrar-lhe a porta da rua.

“Ele está acabado. Não me importa se ele é o melhor do mundo, ele nunca voltará para o UFC. Somos todos humanos, todos cometemos erros, acontece, mas não há desculpa para isso. Você nunca acerta um cara depois que a luta acabou, essa foi a coisa mais imbecil que eu já vi. Ele nunca mais lutará no UFC”, decretou o presidente do UFC, ao Sherdog.com.

O tom era mais brando com relação a Kimbo, que ficou sem gás e acabou dominado por Mitrione, mas ele não deve ganhar uma nova chance no octagon. “Ele veio, levou isso a sério e treinou. A primeira luta dele não foi como as do YouTube, mas ele venceu e mereceu uma nova luta no UFC. Tenho muito respeito pelo Kimbo, mas essa provavelmente foi sua última luta no UFC”, disse o cartola, na coletiva de imprensa após o UFC 113.

Em noite de gala, Shogun encerra polêmica e prepara reinado no UFC

UFC 113 Shogun vs. Lyoto


Até o último sábado, o mundo do MMA ainda lidava com a dúvida sobre quem era o melhor meio-pesado do mundo. Mas graças a uma performance irretocável, Maurício “Shogun” Rua acabou com toda a incerteza. Com uma apresentação de gala, o curitibano venceu Lyoto Machida por nocaute no primeiro round, faturou o cinturão do UFC e se confirmou como o melhor do planeta na categoria.

A vitória obtida de maneira soberana no evento realizado em Montreal (CAN) também acabou com toda a polêmica criada após a primeira luta dos brasileiros, em outubro do ano passado. Na ocasião, Machida levou a melhor após uma contestada decisão dos juízes. Desta vez, no entanto, Shogun não deu chance ao azar e liquidou a fatura com menos de quatro minutos de ação.

Ao contrário do que a maioria esperava, o atleta paranaense mudou completamente sua estratégia e apostou no boxe para superar Machida. Até a última noite, o ex-campeão era considerado quase imbatível na troca de socos, mas Shogun mostrou grande forma no fundamento e não deu chances ao adversário para também ganhar o prêmio de melhor nocaute da noite.

“Esse cinturão era meu sonho e agora é minha vida. Estava tranquilo para fazer tudo o que treinei e foi isso o que aconteceu. Diferentemente do que muitos pensaram, minha motivação só aumentou depois do que passei na última luta e não poderia estar mais feliz neste momento”, celebrou o campeão ainda extasiado pela vitória.

Com o triunfo obtido de maneira tão contundente, o novo dono do cinturão já prepara voos bem altos dentro do UFC. O curitibano deve enfrentar o vencedor de Rashad Evans e Quinton Jackson em sua primeira defesa do cinturão. Os dois norte-americanos se enfrentam na próxima edição da franquia.

Apesar disso, Shogun já se mostra preparado para desafios bem maiores dentro da categoria. Quando perguntado se enfrentaria o também brasileiro Anderson Silva, melhor do mundo no MMA, o campeão não titubeou: “Sim, é claro que lutaria. Sou um lutador profissional”, afirmou na entrevista coletiva após o evento.

Mais cedo na madrugada de sábado, Josh Koscheck superou Paul Daley de maneira convincente para se confirmar como o próximo desafiante do cinturão dos meio-médios. Após dominar o rival ao longo dos três rounds, o norte-americano venceu por decisão unânime dos juízes em uma disputa marcada pela agressão do britânico após o término do combate.

Desta forma, Koscheck terá a difícil missão de superar o canadense Georges St. Pierre na briga pelo título. Os dois também protagonizarão a próxima temporada do reality show “The Ultimate Fighter”, como foi anunciado pelo presidente da franquia, Dana White.

Também na última noite, a ex-estrela do futebol americano Matt Mitrione mostrou excelente forma contra o “Street Fighter” Kimbo Slice e levou a melhor no fim do segundo round. Depois de dominar o atleta das Bahamas em quase toda a luta, o norte-americano encaixou uma série de golpes na cara do adversário e venceu com um nocaute técnico.

RESULTADOS DO CARD PRINCIPAL
Lyoto Machida (BRA) x Maurício Shogun (BRA)
Shogun venceu por nocaute
Josh Koscheck (EUA) x Paul Daley (ING)
Koscheck venceu na decisão dos juízes
Sam Stout (CAN) x Jeremy Stephens (EUA)
Stephens venceu na decisão dos juízes
Kimbo Slice (BAH) x Matt Mitrione (EUA)
Mitrione venceu por nocaute técnico
Patrick Côté (CAN) x Alan Belcher (EUA)
Belcher venceu por finalização

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Wallid e a mística do Jungle Fight

Wallid


Considerado o maior evento da América Latina, o Jungle Fight vem servindo de vitrine para os lutadores brasileiros. Nomes como Lyoto Mchida, Fabrício Werdum e Gabriel Napão já desfilaram nos ringues do Jungle e hoje lutam nos maiores eventos de MMA do planeta. Essa semana, o Jungle viu mais três lutadores partirem para o mercado internacional. Após lutarem no Jungle Fight 17, que aconteceu em Vila Velha, no Espírito Santo, Renan Barão, Jorjão Rodrigues e Rodrigo Damm, fecharam contrato para lutar no exterior. Enquanto Renan fechou com o WEC, nos Estados Unidos, Jorjão assinou contrato com o Pancrase e Rodrigo Damm terá nova oportunidade no Sengoku.

“É a mística do Jungle Fight. O cara luta no evento e depois fecha para lutar lá fora. Nego pode falar o que quiser, mas o Rogério Minotouro lutou o Jungle e depois fechou com o UFC”, disse o promotor do evento Wallid Ismail, que explicou o motivo do sucesso. “O Jungle é visto pelos gringos como o maior evento do Brasil e onde lutam os maiores cascas-grossas. O objetivo do Jungle é este, renovar”, finalizou Ismail, que prepara o card da sua vigésima edição, marcado para o dia 22 de maio no ginásio do Pacaembu, em São Paulo.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Lyoto: Espero um Shogun bem preparado

Lyoto Machida e Mauricio Shogun


Campeão meio-pesado do UFC, Lyoto Machida colocará seu cinturão em jogo pela segunda vez contra o curitibano Maurício Shogun, e está empolgado para a luta. Em entrevista, o casca-grossa de Belém falou sobre os treinos, os aprendizados com o primeiro confronto contra Shogun e a expectativa para a revanche. “Espero que o Shogun venha bem preparado... Vou dar o meu melhor buscando sempre terminar a luta, como foi o meu pensamento desde a primeira luta”, afirmou o carateca, que comentou sobre os sparrings que buscou para buscar se adequar ao estilo de Shogun e muito mais.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Belfort: Sonnen será um grande desafio

Vitor Belfort


Vitor Belfort estava escalado para disputar o cinturão contra o compatriota Anderson Silva, mas uma lesão no ombro forçou o ex-campeão do UFC a ficar de molho por alguns meses. Se recuperando dos problemas, Vitor falou sobre a próxima luta de Anderson Silva, contra o americano Chael Sonnen, no UFC 117.

“Cada luta é uma luta, não dá para prever como vai ser... Com certeza o Sonnen será um grande desafio, e eu tenho certeza que será uma luta dura. São dois lutadores muito bons, agora é aguardar pra ver”, disse Belfort, que não se considera o grande desafio ao título de Anderson no Ultimate, enaltecendo o trabalho dos antigos desafiantes ao cinturão do brasileiro, como Demian Maia, Thales Leites, Patrick Cote e Dan Henderson.

“Todos foram desafios de certa forma, toda pessoa tem chance de ser um grande desafio. Eu, com certeza, também serei um. Agora é só aguardar a minha chance e fazer por merecer”, disse o faixa-preta, que está ansioso para voltar aos treinos fortes. “Já fui liberado para malhar, já estou quase liberado para treinar... Estarei pronto em setembro, mas não me informaram nada... Por enquanto fico só babando as minhas filhas (risos)”, finalizou Vitor.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Coleman x Shamrock: duelo de lendas em julho

Mark Coleman


A primeira edição do Impact FC promete chegar com tudo na Austrália. Além do duelo entre Gerônimo Mondragon e Josh Barnett, o evento, organizado por Thomas Huggins, pode contar com um encontro entre lendas do UFC. Segundo o site americano MMANews, Ken Shamrock e Mark Coleman, dois membros do hall da fama do UFC, se enfrentarão no dia 10 de julho. Vindo de derrota por finalização para Randy Couture, Coleman busca a recuperação contra Shamrock, que venceu apenas três de suas últimas dez lutas.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Cro Cop promete novidades no UFC 115

Mirko “Cro Cop”


Ex-campeão peso pesado do Pride, Mirko “Cro Cop” Filipovic já foi considerado um dos lutadores mais temidos do mundo, mas seu desempenho no UFC está muito abaixo do atleta que se acostumou a derrubar os adversários com potentes chutes no Japão. Com apenas três vitórias em seis lutas, o croata tentará reverter o quadro contra Pat Barry no UFC 115, evento que rola dia 12 de junho. E Mirko promete surpresas na luta.

“Estamos trabalhando muito em todos os aspectos. Após tantos anos no esporte, algumas coisas precisam ser melhoradas, mas algumas são boas como eram antes. Eu sempre serei mais confortável na trocação, mas tenho feito muito trabalho no chão, quedas e outras coisas... Você pode esperar algumas novas técnicas excitantes de mim, pode ter certeza”, promete o peso pesado, analisando o nível dos pesos pesados. “A competição está forte hoje em dia, esses jovens leões são talentosos, completos e famintos, é isso que os torna perigosos”.

Com 23 vitórias em 31 lutas profissionais de MMA e KickBoxing, Pat Barry conquistou todas as suas vitórias por nocaute no MMA, mas o currículo de “Cro Cop”, que possui 82 triunfos em 104 duelos, mostra mais experiência em todos os quesitos. Mas o croata descarta qualquer favoritismo. “Barry é jovem, mas muito talentoso, eu vi suas lutas. Eu preciso dessa vitória, é importante para o meu futuro no UFC. Vai ser uma boa luta, tenho certeza que vamos dar uma luta cheia de ação”, promete o lutador, em entrevista ao site Nokaute.com.

sábado, 1 de maio de 2010

Pitbull x Fitch deve rolar no UFC 117

Thiago “Pitbull”


Ao que tudo indica, a revanche entre Thiago Pitbull e Jon Fitch deve mudar de data pela quarta vez. Depois de confirmarem a revanche para o UFC 115, que acontece no dia 12 de junho em Vancouver, no Canadá, a luta deve ser transferida para o card do UFC 117, segundo o site americano MMAWeekly. A luta já esteve agendada para as edições 107, 111 e 115, mas devido a problemas médicos do brazuca, a revanche teve que ser adiada. Na primeira ocasião o atleta da American Top Team sofreu uma lesão no joelho antes da luta. Na segunda tentativa, a comissão atlética local vetou a participação de Thiago no evento devido a um problema cerebral detectado nos exames pré-luta.

Thiago já foi operado e voltou aos treinos, mas por conta da recuperação do atleta, a data da nova luta mudou do UFC 115 para o 117, que acontece no dia 7 de agosto em Oakland, Estados Unidos, e que terá como atração principal a luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen válido pelo cinturão dos médios da organização.