sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pupilo de Cigano duela por 'título' de reality do UFC; 'caipira' tenta embalar


Apesar de um cartel de respeito, ascendendo rapidamente para uma chance de cinturão, o peso pesado brasileiro Júnior dos Santos, o Cigano, viu sua imagem realmente ser catapultada no mundo do MMA por sua aparição nas telinhas. E não como lutador, mas como técnico do reality show “The Ultimate Fighter” (TUF), do UFC. Neste sábado, ele tem a chance de fechar a experiência com chave de ouro, já que um dos seus pupilos está na final do programa.

O duelo deste sábado, em Las Vegas (o canal Combate transmite, às 22h de Brasília), confrontará dois meio-médios norte-americanos: Ramsey Nijem, “aluno” de Cigano, contra Tony Ferguson, do time do ex-campeão dos pesos pesados Brock Lesnar. Ambos venceram três combates até chegar à decisão, num evento que também terá o “caipira” Fábio Maldonado em seu segundo compromisso com o UFC, vindo de vitória.

Cigano é o segundo brasileiro a integrar o “The Ultimate Fighter” como técnico de um dos times, e pode manter o bom aproveitamento do seu antecessor. Na edição número 8, em 2008, Antonio Rodrigo Nogueira, o Minotauro, duelou com Frank Mir. Seus pupilos foram vencedores nas duas categorias em disputa.

O brasileiro, de 26 anos, teve mais dificuldades, chegando com apenas um dos quatro lutadores na semifinal do programa. Ainda assim, teve sucesso com Ramsey, que totaliza quatro vitórias e uma derrota no MMA. Já Tony, favorito nas palavras do presidente do UFC, Dana White, tem dez triunfos e dois tropeços na carreira.

“Vou torcer por Ramsey. Ele é um bom cara e, quando você é assim, boas coisas vêm a você”, disse o peso pesado brasileiro, mostrando o lado “paizão” com que tratou seus lutadores durante todo o reality.
No decorrer do programa, Cigano deixou de lado qualquer imagem de “brucutu das lutas” e, mesmo na derrota de seus lutadores, usou uma abordagem positiva, de encorajá-los. A postura rendeu até a demissão de um de seus assistentes técnicos, que defendia uma maneira mais dura de tratar os integrantes do time.

Curiosamente, uma das missões do assistente era ajudar o brasileiro na comunicação com os atletas, uma vez que o inglês macarrônico do catarinense poderia dificultar as conversas, o que foi superado durante o programa.

O UFC já anunciou os técnicos de sua 14ª edição, que já tem a final marcada para dezembro. Os responsáveis pelo treinamento dos lutadores, nas categorias galo e pena, serão Michael Bisping e Jason "Mayhem" Miller. O programa deve voltar ao ar no mês de setembro.

Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário