segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Em nova decisão polêmica dos jurados, Couture vence Vera no UFC 105

Randy Couture


Na sua 105ª edição, o UFC voltou à Inglaterra, com os confrontos deste sábado acontecendo em Manchester. Apesar da mudança de ares, a principal competição de MMA reviu a polêmica da sua última edição, quando os jurados deram a vitória a Lyoto Machida, apesar da superioridade de Mauricio Shogun. Desta vez, quem terminou beneficiado nas notas foi Randy Couture, que foi proclamado vencedor por unanimidade contra Brandon Vera, no grande desafio deste card principal.

Campeão cinco vezes do UFC em duas categorias distintas, Couture tinha como grande meta neste sábado levantar novamente a sua imagem após a derrota para o brasileiro Rodrigo Minotauro, no UFC 102, há pouco mais de dois meses. A vitória neste sábado, no entanto, pode significar a aposentadoria das lutas.

Por outro lado, o norte-americano Brandon Vera, com um estilo vindo do muay thai e bem diferente do wrestling e ground-and-pound eficiente de Randy Couture, via em uma vitória sobre a grande lenda uma chance de aumentar seu prestígio no universo do MMA.

Brandon Vera, no entanto, ficou próximo de completar seu objetivo. No primeiro round, o lutador foi melhor que seu oponente, acertando boas sequências de chutes altos e socos, obrigando Couture a adotar uma postura mais defensiva.

Logo no início do segundo round, Vera acertou um forte golpe no olho de Randy Couture. Quando a luta reiniciou, a lenda do UFC tentou se recuperar, mas novamente o “novato” continuou melhor, abusando de joelhadas contra o oponente.

No terceiro e último round, Vera partiu em busca do nocaute, mas o adversário se segurou como pôde. Couture levou a luta para o chão, tentando diminuir o ímpeto do rival, mas novamente sofreu duros golpes.

Mesmo inferior tecnicamente no octagon, os jurados preferiram dar a vitória no fim ao grande astro da noite, por 29-28, 29-28 e 29-28.

Antes disso, na primeira luta do card principal, Ross Pearson derrotou Aaron Riley por nocaute técnico no segundo round. O inglês acertou uma joelhada e, como o rosto do norte-americano não parava de sangrar, o juiz decidiu interromper a luta para atendimento médico do derrotado.

Na luta seguinte, os Estados Unidos se “vingaram” da Inglaterra, já que o norte-americano Matt Brown nocauteou o inglês James Wilks no terceiro round, pelo peso médio. Também após um nocaute foi como Michael Bisping superou o canadense Denis Kang, isso no segundo round.

Primeiro combate a ser decidido nos pontos no card principal do UFC 105, Dan Hardy foi proclamado vencedor contra Mike Swick por unanimidade. O resultado final da luta, favorável ao inglês, foi de 30-27, 30-27, 29-28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário