Junior Cigano terá a chance de se tornar o segundo brasileiro campeão dos pesos pesados do UFC. Com uma atuação de gala na luta principal do UFC 131, tratorizando Shane Carwin no primeiro round e dominando as ações nos assaltos seguintes, mostrando um Wrestling de alto nível e ótima recuperação quando foi levado ao chão, o pupilo de Rodrigo Minotauro venceu na decisão unânime dos juízes e vai disputar o título contra Cain Velasquez.
“Estou treinando Wrestling agora, então tomem cuidado, meus adversários”, brincou Cigano, que foi muito aplaudido pelos fãs em Vancouver, no Canadá, antes de receber a notícia oficial de que disputaria o cinturão da categoria. “É incrível... Tenho muito respeito por Velasquez, mas estou indo para cima de você”, disse Cigano, sem ver que o campeão dos pesos pesados, que não luta desde a vitória sobre Brock Lesnar, estava atrás dele. Com um sorriso no rosto, Velasquez elogiou. “Ele mostrou uma trocação incrível, estou empolgado para lutar um cara como ele”, disparou o campeão.
Confira abaixo como foram todas as lutas do UFC 131, que contou com três derrotas brasileiras, de Demian Maia, Diego Nunes e Vagner Rocha, e fique ligado para ver, em breve, entrevistas exclusivas e uma galeria de fotos do show.
Kenny Florian x Diego Nunes
O brasileiro Diego Nunes recepcionou Kenny Florian à divisão de pesos penas, mas não se deu bem. Apesar de começar melhor na luta, conectando bons golpes e chegando a conseguir um knockdown no fim do primeiro assalto, o atleta da Nova União foi dominado pelas quedas, chegando a sofrer um profundo corte na cabeça no segundo round. Diego ainda conseguiu outro knockdown nos segundos finais de luta, mas acabou derrotado na decisão.
“Vou ser honesto, foi a coisa mais difícil que fiz na vida”, disse Florian, sobre o corte de peso para 65kg, após a terceira descida de categoria (ele foi vicecampeão do TUF como peso médio). Agora, ele quer uma chance pelo cinturão de José Aldo, companheiro de time de Diego Nunes. “Quero enfrentar um cara como ele (José Aldo) e mostrar que sou o melhor peso pena do mundo”, disparou após a vitória. Será que tem chances?
Mark Muñoz x Demian Maia
Mark Muñoz disse que não temia lutar no chão contra Demian Maia, e chegou a colocar o brasileiro para baixo. No primeiro round, porém, foi o faixa-preta de Jiu-Jitsu quem dominou as ações, chegando a conectar bons golpes em pé. Com tentativas de queda frustradas, Demian foi presa fácil para Muñoz no segundo assalto, sendo castigando com potentes socos na coxa. Na terceira parcial, o filipino, que vem treinando com Fabrício Werdum e Rafael Cordeiro, continuou superior e controlou a luta, com bons socos, até vencer na decisão. “Ele me surpreendeu, veio no primeiro round e me deu bons socos”, elogiou Mark Muñoz. “Ele é muito forte na grade, não esperava que fosse tão forte”.
Dave Herman x Jon Olav Einemo
Numa das lutas mais emocionantes da noite, Dave Herman e Jon Olav Einemo protagonizaram uma luta cheia de reviravoltas. Einemo, único da história a vencer Roger Gracie no ADCC, surpreendeu e começou melhor até mesmo na trocação, conectando bons golpes em pé. No segundo assalto, ambos trocaram socos e joelhadas, e qualquer um poderia cair. Herman ficou tonto e Einemo quase venceu, mas de contragolpe levou um knockdown. Herman castigou, mas o norueguês se recuperou. De volta em pé, ambos trocaram pancadas até que Einemo caísse mais uma vez, agora sem condições de se recuperar. Herman vence por nocaute técnico, conquistando a 21ª vitória em 23 lutas.
Donald Cerrone x Vagner Rocha
Vagner Rocha prometia impor seu jogo de chão em sua estreia no UFC, mas Donald Cerrone avisou, em entrevista, que não seria tão fácil. “Ele vai ter que me derrubar primeiro”, disse. Vagner chegou a conseguir a queda no começo do combate, mas foi só. Com poderosos low kicks, o gringo dominou a trocação e não deu chances ao faixa-preta de Pablo Popovitch, que se limitava a tentar levar a luta para o chão de todas as maneiras possíveis. No fim, vitória na decisão unânime para Cerrone, que não ficou satisfeito com o próprio resultado.
Sam Stout x Yves Edwards
Na última das preliminares, Sam Stout roubou a cena contra o experiente Yves Edwards. O atleta, que havia vencido cinco das 10 lutas que fez na jaula do UFC, em menos de quatro minutos. Após receber um cruzado de direita na orelha, Stout respondeu imediatamente com outro cruzado, que acertou a ponta do queixo de Edwards, que já caiu nocauteado, fechando o card preliminar com chave de ouro.
Chris Weidman x Jesse Bongfeldt
Invicto no MMA, Chris Weidman fez bonito em sua estreia no MMA, quando bateu o duríssimo e experiente Alessio Sakara na decisão dos juízes. No Canadá, ele impressionou ainda mais. Diante de Jesse Bongfeldt, que vinha de empate contra o brasileiro Rafael Sapo, Weidman encerrou a luta com uma guilhotina em pé a seis segundos do fim da etapa inicial. Como se não bastasse, Chris revelou após a vitória que lesionou o menisco durante a luta.
Krzysztof Soszynski x Mike Massenzio
Krzysztof Soszynski ficou afastado da jaula desde novembro de 2010, mas isso não foi problema para o polonês, mesmo ao ter o adversário trocado duas vezes. Inicialmente escalado para lutar com Anthony Perosh, Soszynski viu o oponente ser alterado para Igor Pokrajac, mas, na semana da luta, uma lesão forçou a saída do atleta, substituído por Mike Massenzio. Melhor na trocação e com boas defesas de queda, Soszynski controlou a luta e venceu na decisão dos juízes. “Treinei por 50 semanas para um cara de Jiu-Jitsu e lutei com um wrestler, então me desculpem por não finalizar a luta”, disse o humilde atleta.
Nick Ring x James Head
Invicto no MMA, Nick Ring deu show no Canadá. Apesar de sair levando atraso no começo do duelo com o ex-boxeador James Head, levando um knockdown no primeiro assalto, Ring abusou do Wrestling para dominar as ações, usando as cotoveladas para abrir um profundo corte no rosto de Head, quase causando a interrupção da peleja pelos médicos. No assalto final, Ring seguiu com castigo até achar uma brecha para finalizar com um mata-leão.
Dustin Poirier x Jason Young
Os pesos penas Dustin Poirier e Jason Young garantiram mais emoção aos fãs. Os atletas, ambos com menos de 25 anos de idade, mostraram que podem chamar a atenção da categoria no futuro. E com apenas uma derrota no cartel, Dustin Poirier saiu com a vitória após três rounds, na decisão dos juízes, sobre Jason Young, que estreia no evento com uma derrota.
Joey Beltran x Aaron Rosa
Os pesos pesados Joey Beltran e Aaron Rosa não tem uma aparência muito atlética, mas provaram que tem queixo duro e partem para cima, mesmo passando por panoramas diversos nas carreiras. Rosa venceu seis das últimas sete lutas, perdendo apenas para Rafael Feijão no Strikeforce, enquanto Beltran perdeu as últimas duas, precisando da vitória para sobreviver no UFC.
No primeiro round, uma trocação frenética empolgou os fãs, mas nenhum deles sequer balançou. O ritmo diminuiu um pouco no assalto seguinte, mas a luta continuou emocionante, até que os atletas acertassem joelhadas nas partes baixas um do outro, esfriando os ânimos. Em mais um round emocionante, Beltran partiu para cima na etapa final e massacrou com joelhadas, socos e cotoveladas, vencendo por nocaute técnico.
Michihiro Omigawa x Darren Elkins
A noite começou com polêmica no Canadá. Melhor nos três assaltos, com superioridade mais clara nos dois rounds finais, o japonês Michihiro Omigawa caminhava tranquilo para a vitória, mas a decisão dos juízes não correspondeu às expectativas dos fãs japoneses – e muito menos de quem acompanhou as lutas na arena ou pela internet, na transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube (este último, apenas para os residentes nos EUA e Canadá). Na conta dos três juízes, Darren Elkins ficou com a vitória, o público não aprovou, respondendo com vaias.
RESULTADOS COMPLETOS:
UFC 131
Vancouver, Canadá
Sábado, 11 de junho de 2011
Card principal:
Junior Cigano derrotou Shane Carwin na decisão unânime dos juízes;
Kenny Florian derrotou Diego Nunes na decisão unânime dos juízes;
Mark Muñoz derrotou Demian Maia na decisão unânime dos juízes;
Dave Herman derrotou Jon Olav Einemo por nocaute técnico a 3min19s do 2R;
Donald Cerrone derrotou Vagner Rocha na decisão unânime dos juízes;
Card preliminar:
Sam Stout nocauteou Yves Edwards a 3min52s do 1R;
Chris Weidman finalizou Jesse Bongfeldt com uma guilhotina a 4min54s do 1R;
Krzysztof Soszynski derrotou Mike Massenzio na decisão unânime dos juízes;
Nick Ring finalizou James Head a 3min33s do 3R;
Dustin Poirier derrotou Jason Young na decisão unânime dos juízes;
Joey Beltran derrotou Aaron Rosa por nocaute técnico a 1min26s do 3R;