Após reunião em Berlim nesta quinta-feira, o Comitê Olímpico Internacional (COI) definiu os dois novos esportes que deverão passar a fazer parte do programa olímpico a partir dos Jogos de 2016. Golfe e rúgbi foram as modalidades indicadas pelos executivos da entidade.
No mesmo encontro, foi confirmada a inclusão de boxe feminino no programa dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. A federação internacional propõe que a competição seja realizada em cinco categorias. Até então, o boxe era o único esporte olímpico sem representação de mulheres.
Já os dois novos esportes foram escolhidos em uma lista de sete, que inclui beisebol, softbol, squash, caratê e patinação. A decisão ainda terá que ser ratificada em uma assembleia com a participação de 106 membros do COI, em outubro, na cidade de Copenhague, na Dinamarca.
O golfe já foi disputado nos Jogos Olímpicos de Paris-1900 e St. Louis-1904. A disputa prevê uma jornada de 72 buracos, com participação de homens e mulheres, e 60 competidores por cada campo. Os 15 melhores do mundo teriam classificação automática, e os torneios teriam que mudar a agenda para não chocar com o programa olímpico.
Já o rúgbi foi praticado em Olimpíadas pela última vez em 1924, no formato de 15 jogadores para cada lado. A proposta atual prevê apenas sete atletas para cada time, masculino e feminino. A federação internacional estaria disposta a acabar com a Copa do Mundo de rúgbi 7, a fim de deixar claro que as Olimpíadas são o principal evento da modalidade.
Representantes dos sete esportes que concorreram à vaga apresentaram suas propostas ao COI em junho. Os atributos de cada modalidade foram incluídos em um relatório da comissão responsável pelo programa olímpico, que foi revisado na reunião de quinta-feira, antes do voto definir golfe e rúgbi como os favoritos.
Em 2005, depois de decidir pela saída de beisebol e softbol do programa olímpico, o COI havia rejeitado cinco propostas de inclusão dos seguintes esportes: rúgbi, golfe, caratê, squash e patinação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário