A 13ª edição do Shooto Brasil, que aconteceu nesta quinta-feira, em Fortaleza, trouxe boas lutas, disputas de títulos e combates internacionais. Além da troca de cinturões em algumas categorias, valeu a atuação dos atletas internacionais, que venceram dois dos três desafios que disputaram, incluindo a disputa do título mundial 83 kg da organização, em que o holandês Siyar Bahadurzada nocauteou o brasileiro Leandro Batata.
Batata começou bem contra Siyar, tendo atingido bons golpes na trocação. Mas o atleta estrangeiro, que mantinha o título do Shooto há dois anos, surpreendeu com dois socos cruzados que derrubaram Batata. O lutador continuou socando o oponente ao chão, até o árbitro intervir, ainda no round inicial.
Na disputa do cinturão sul-americano 83kg, Carlos Índio quebrou uma série de 13 vitórias seguidas de André Chatuba e levou o título para o Ceará. Depois de levar vantagem no assalto inicial, Índio castigou a perna esquerda de Chatuba com chutes, que passou a acusar os golpes. Também na segunda parcial, na trocação, André sentiu e caiu em knockdown. A luta voltou em pé e, depois de um chute alto certeiro de Índio, Chatuba caiu novamente e o juiz encerrou a disputa. Willamy Chiquerim se prepara para disputar o cinturão mundial da organização no Japão. Sendo assim, não deu chances ao holandês Vincent Latoell. No assalto inicial, a fera do Ceará já quedou, aplicou uma chave de calcanhar e tentou finalizar com um triângulo de braço. Na segunda parcial, depois de quedar, passar a guarda, montou e aplicou novo triângulo de braço, de onde evoluiu para uma guilhotina da guarda para definir.
Pelo título sul-americano 76kg, Luiz Beição derrotou novamente Igor Chatubinha e tirou cinturão do representante da luta livre. Entretanto, ao contrário do nocaute no outro confronto, dessa vez a vitória veio por decisão. Enquanto Chatubinha insistia nas quedas, Beição se defendeu bem e jogou mais solto na trocação, o que garantiu o triunfo. A luta entre Hernani Perpetuo e o holandês Sebastiaan Rejen terminou tragicamente. Rejen fazia uma boa apresentação, tendo procurado lutar no chão. Já Hernani tentava trazer o combate para o alto, sua especialidade. Em dado momento, ao aplicar uma queda, o holandês deu uma rasteira no pé de apoio do brasileiro, que já caiu acusando uma fratura na região. Sendo assim, a disputa foi interrompida com vitória para Sebastian.
Na primeira chance após se apresentar no UFC, Alexandre Baixinho lutou estrategicamente. Depois de cansar Sergio Junior no clinch, conseguiu quedar no terceiro assalto. Ao chão, variou entre a montada e costas, de onde desferiu socos e tentou apertar no mata-leão. O fim garantiu a vitória por decisão a Baixinho. Em combate válido pelo cinturão sul-americano 65kg, Renan Barão teve trabalho contra Paulo Guerreiro. No terceiro round, Barão quedou e conseguiu variar com passagens de guarda e montadas. O fim também garantiu o título ao lutador da Nova União / Kimura por decisão.
Acostumado aos eventos de jiu-jitsu, Caio Magalhães teve trabalho na estréia no MMA contra Touro. Depois de levar duros golpes na trocação, acertou um forte soco, que derrubou o oponente. Em seguida, pegou as costas e depois finalizou com uma chave omoplata, no terceiro round. Betão não ficou com medo do boxe de Zeilton Nenzão. Foi mais agressivo em pé, conseguiu boas quedas e posições de vantagem no chão para garantir o triunfo para a RFT. Junior killer aproveitou a maior envergadura e, depois de uma combinação de socos, nocauteou Fabio Touro. Alexandre Pantoja mais uma vez dominou o combate e garantiu a vitória sobre Maicon William por decisão unânime. O próximo desafio será o cinturão.
Shooto Brasil 13
Ginásio Paulo Sarasate, Fortaleza, Ceará
Quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Siyar Bahadurzada (Afeganistão) venceu Leandro Batata por TKO no 1º R - Disputa do cinturão mundial (83kg)
Carlos Índio venceu André Chatuba por TKO no 2º R - Disputa do cinturão sul-americano (83kg)
Willamy Chiquerim finalizou Vincent Latoell (Holanda) com uma guilhotina no 2º
Ruiz Beição venceu Igor Chatubinha por decisão unânime - Disputa do cinturão sul-americano (76kg)
Sebastiaan Rejen (Holanda) venceu Hernani Perpetuo por interrupção médica
Alexandre Baixinho venceu Sergio Junior por decisão
Renan Barão venceu Paulo Guerreiro por decisão unânime - Disputa do cinturão sul-americano (65kg)
Caio Magalhães finalizou Touro com uma omoplata no 3º R
Luiz Alberto "Betão" venceu Zeilton Nenzão por decisão unânime
Junior Killer venceu Fabio Touro por KO no 1º R
Alexandre Pantoja venceu Maicon William por decisão unânime
Nenhum comentário:
Postar um comentário