Desde dezembro de 2006, quando venceu Josh Barnett no Pride, Rodrigo Minotauro não tinha uma atuação tão quanto a deste sábado. No UFC 102, ele enfrentou Randy Couture na luta principal da noite, em Portland (EUA). Em uma batalha de três rounds, Minotauro venceu na decisão unânime dos jurados.
O combate tão aguardado pelos fãs entre os dois ex-campeões não decepcionou. Logo no primeiro round, o brasileiro aplicou um knockdown em Couture e por pouco não definiu a luta, ao aplicar um triângulo de mão, uma de suas armas preferidas. O americano escapou e dificultou a vida de Minotauro, dando trabalho na luta em pé. No segundo round, Couture aplicou uma queda, mas acabou surpreendido com uma bela inversão de seu adversário, que ficou por cima e lhe aplicou alguns golpes, além de tentar uma finalização. Mas o combate quase foi definido mesmo no terceiro round, quando Minotauro aplicou mais um knockdown em seu oponente e o castigou com uma série de socos. Couture novamente absorveu bem e resistiu, sendo dominado pelo brasileiro até o fim do combate. A decisão foi para os jurados e Minotauro venceu por unanimidade.
“Eu sabia que não ia ser fácil, mas estava preparado para tudo”, disse Minotauro após a luta, pedindo ainda uma chance para lutar pelo título, “Quero o cinturão! Quero uma chance de enfrentar o Brock Lesnar”.
Outro brasileiro que se destacou no UFC 102 foi Thiago Silva. Vindo de derrota para Lyoto Machida, em janeiro, Thiago teve pela frente o americano Keith Jardine e precisou de apenas 1m35s para reencontrar-se com a vitória. O brasileiro perseguiu seu adversário durante toda a disputa, até lhe encaixar um forte cruzado, derrubando Jardine, e emendando com uma série de socos até a interrupção do árbitro.
Gabriel Napão também se recuperou de uma derrota na noite do UFC 102. Enfrentando o estreante Chris Tuchscherer nas preliminares, o brasileiro derrotou seu adversário com socos ainda no primeiro round, conquistando o nocaute técnico.
Dois brasileiros, porém, não tiveram o que comemorar no evento. Demian Maia foi surpreendido pelo experiente Nate Marquardt e acabou nocauteado em apenas 21 segundos ao ser acertado com um certeiro golpe de direita. Foi a primeira derrota de Demian em sua carreira no vale tudo. E Marcus Aurélio, que voltava ao evento após ter sido dispensado em 2008, não deu sorte contra Evan Dunham e foi derrotado na decisão dos jurados.
Veja abaixo os resultados completos do UFC 102:
Rodrigo Minotauro venceu Randy Couture na decisão dos jurados
Thiago Silva venceu Keith Jardine por KO no 1° round
Jake Rosholt venceu Chris Leben com um kata-gatame no 3° round
Nate Marquardt venceu Demian Maia por KO no 1° round
Brandon Vera venceu Krzystztof Soszynski na decisão dos jurados
Aaron Simpson venceu Ed Herman por TKO no 2° round
Gabriel Napão venceu Chris Tuchscherer por TKO no 1° round
Mike Russow venceu Justin McCully na decisão dos jurados
Todd Duffee venceu Tim Hague por KO no 1° round
Mark Munoz venceu Nick Catone na decisão dos jurados
Evan Dunham venceu Marcus Aurelio na decisão dos jurados